Óleo de jojoba: Conheça os benefícios e saiba como usar

Alimentação Bem-estar
21 de Maio, 2020
Óleo de jojoba: Conheça os benefícios e saiba como usar

O óleo de jojoba é extraído da semente da jojoba, uma espécie de arbusto. É graças às propriedades da jojoba que o óleo vem ganhando cada vez mais fama, especialmente por seus benefícios para pele e cabelos.

O óleo é repleto de vitaminas E e B. Além disso, é rico em minerais como cobre e zinco. Mas, sua composição é quase que exclusivamente dada pela ceramida, presente em 96% do óleo. Assim, a ceramida proporciona um potente aumento da capacidade de retenção hídrica da pele, contribuindo para a hidratação e suavidade.

Benefícios do óleo de jojoba

Previne e combate acne

Quando aplicado sobre a pele, sua ação mais notável é a de combater acne. Usado como um tratamento natural para regular a produção de sebo, ele ajuda a prevenir o surgimento de acne sobre pele. Ainda, não entope os poros. Não só, adapta-se a todos os tipos de pele, desde a seca até a oleosa. Por isso, tem sido muito usada na indústria dermocosmética. 

Leia também: Alimentos que ajudam a evitar acne

Mantém a pele hidratada e jovial

Além de controlar a oleosidade da pele e prevenir acne, o óleo de jojoba também ajuda a manter a pele hidratada. Uma pele hidratada é essencial para prevenir o envelhecimento precoce e o aparecimento de rugas e linhas de expressão. 

Leia também: Está com acne na vida adulta? Sua dieta pode ser culpada

Pode ajudar prevenir o câncer de pele

Em princípio, o óleo é rico em muitas vitaminas, mas especialmente em vitamina A. O câncer de pele é um dos tipos mais comuns no mundo e, em um estudo publicado recentemente pela DAMA Dermatology, foi constatado que a vitamina A é capaz de diminuir os riscos de desenvolver a doença. Mais especificamente um carcinoma espinocelular, a segunda forma mais comum desse câncer e que, infelizmente, trata-se de um tumor maligno. Sendo assim, se aplicado sobre a pele, o óleo de jojoba pode reduzir o risco desse tipo de câncer.

Leia mais: Vitamina A ajuda a combater câncer de pele

Cabelo hidratado e saudável

Não é só a pele que se beneficia com o óleo de jojoba, mas o cabelo também. Historicamente, o óleo de jojoba já era usado pelos astecas para o tratamento de feridas e como tônico digestivo e capilar. Além disso, ajuda a resgatar o brilho dos fios, estimula seu crescimento e ajuda no tratamento contra a caspa, pois diminui o excesso de oleosidade do couro cabeludo. 

Efeito calmante 

O óleo também pode ser usada para fins aromaterápicos devido à ação calmante e relaxante. 

Como usar o óleo de jojoba

  • Massagens faciais;
  • Sobre o couro cabelo;
  • Em produtos dermocosméticos;
  • Em xampus, condicionadores e hidratantes capilares.

Efeitos colaterais e contraindicações do óleo de jojoba

Reações alérgicas na pele, como coceira, podem ocorrer, mas são casos raros. No entanto, é recomendado consultar um dermatologista previamente ao uso.

Leia também: Óleo de Patchouli: O que é e benefícios

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!