Óleo de jojoba: Conheça os benefícios e saiba como usar
O óleo de jojoba é extraído da semente da jojoba, uma espécie de arbusto. É graças às propriedades da jojoba que o óleo vem ganhando cada vez mais fama, especialmente por seus benefícios para pele e cabelos.
O óleo é repleto de vitaminas E e B. Além disso, é rico em minerais como cobre e zinco. Mas, sua composição é quase que exclusivamente dada pela ceramida, presente em 96% do óleo. Assim, a ceramida proporciona um potente aumento da capacidade de retenção hídrica da pele, contribuindo para a hidratação e suavidade.
Benefícios do óleo de jojoba
Previne e combate acne
Quando aplicado sobre a pele, sua ação mais notável é a de combater acne. Usado como um tratamento natural para regular a produção de sebo, ele ajuda a prevenir o surgimento de acne sobre pele. Ainda, não entope os poros. Não só, adapta-se a todos os tipos de pele, desde a seca até a oleosa. Por isso, tem sido muito usada na indústria dermocosmética.
Leia também: Alimentos que ajudam a evitar acne
Mantém a pele hidratada e jovial
Além de controlar a oleosidade da pele e prevenir acne, o óleo de jojoba também ajuda a manter a pele hidratada. Uma pele hidratada é essencial para prevenir o envelhecimento precoce e o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
Leia também: Está com acne na vida adulta? Sua dieta pode ser culpada
Pode ajudar prevenir o câncer de pele
Em princípio, o óleo é rico em muitas vitaminas, mas especialmente em vitamina A. O câncer de pele é um dos tipos mais comuns no mundo e, em um estudo publicado recentemente pela DAMA Dermatology, foi constatado que a vitamina A é capaz de diminuir os riscos de desenvolver a doença. Mais especificamente um carcinoma espinocelular, a segunda forma mais comum desse câncer e que, infelizmente, trata-se de um tumor maligno. Sendo assim, se aplicado sobre a pele, o óleo de jojoba pode reduzir o risco desse tipo de câncer.
Leia mais: Vitamina A ajuda a combater câncer de pele
Cabelo hidratado e saudável
Não é só a pele que se beneficia com o óleo de jojoba, mas o cabelo também. Historicamente, o óleo de jojoba já era usado pelos astecas para o tratamento de feridas e como tônico digestivo e capilar. Além disso, ajuda a resgatar o brilho dos fios, estimula seu crescimento e ajuda no tratamento contra a caspa, pois diminui o excesso de oleosidade do couro cabeludo.
Efeito calmante
O óleo também pode ser usada para fins aromaterápicos devido à ação calmante e relaxante.
Como usar o óleo de jojoba
- Massagens faciais;
- Sobre o couro cabelo;
- Em produtos dermocosméticos;
- Em xampus, condicionadores e hidratantes capilares.
Efeitos colaterais e contraindicações do óleo de jojoba
Reações alérgicas na pele, como coceira, podem ocorrer, mas são casos raros. No entanto, é recomendado consultar um dermatologista previamente ao uso.