Óleo de gerânio: O que é, propriedades e benefícios
O óleo de gerânio vem ganhando fama nos últimos anos, especialmente devido à sua variedade de benefícios para a saúde. Nativa da África do Sul, gerânio é uma flor também encontrada na Europa e Ásia. Ainda, há mais de uma variedade da planta, sendo o aroma a maior diferença entre elas. No entanto, suas propriedades e benefícios são essencialmente os mesmos.
O gerânio é cultivado em larga escala, seja para servir como ornamento, seja para ser utilizado nas indústrias de cosméticos e alimentar. De acordo com um estudo da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, o óleo essencial de gerânio possui propriedades antibacterianas, antifúngicas e antisépticas. Por isso, seus principais benefícios são direcionadas à pele, ajudando a prevenir infecções, como acne.
Benefícios do óleo de gerânio
Pele limpa e mais jovem
Muito utilizado em casos de acne, o óleo age na limpeza e hidratação da pele. Além de prevenir as infecções que podem provocar o aparecimento de acne, o óleo age para diminuir a irritação na pele devido ao seu efeito calmante.
Leia também: Piores alimentos para a pele
Fortalece a imunidade
Graças à sua ação antibacteriana, é possível dizer que o óleo previne infecções que prejudicam o sistema imunológico e a saúde do organismo. Dessa forma, ele ajuda a fortalecer a imunidade.
Leia também: Pequenos hábitos que ajudam a fortalecer a imunidade
Protege a saúde do cérebro
Certas doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, esclerose e Parkinson estão associadas à neuroinflamação. Assim, grande concentração de citronela, um componente do óleo de gerânio, inibe o estresse oxidativo, reduz a inflamação e, consequentemente, reduz também a morte de células do cérebro.
Leia também: As melhores ervas para a saúde do cérebro
Como consumir
O óleo pode ser encontrado à venda em lojas de produtos naturais.