Como a alimentação ajuda a combater o inchaço no verão
Você sente que as suas mãos, os seus pés e pernas, a barriga e até o rosto ficam mais inchados no verão? Há uma explicação lógica para isso, mas a boa notícia é que alguns alimentos ajudam a combater o problema. Veja, então, o que é bom para reverter o inchaço:
Por que ficamos mais inchados no verão?
De acordo com a nutricionista Juliana Vieira, de São Paulo, os também chamados edemas são bem comuns no verão. “O que acontece é que nosso sistema circulatório é muito sensível às variações de temperatura”, diz.
Ainda segundo a especialista, os nossos vasos sanguíneos tendem a contrair no fio e expandir no calor. E essa dilatação contribui para uma sobrecarga na circulação, fazendo com que mais sangue vá para as extremidades — mãos, pés e pernas, por exemplo. “O processo de drenagem natural do organismo é mais lento, resultando no inchaço”, complementa.
Isso sem contar os excessos típicos do verão, não é mesmo? Afinal, a época do ano é recheada de comemorações, consumo exagerado de alimentos ricos em sódio, bebidas alcoólicas e longas horas de viagem (todos fatores que pioram a condição).
Leia também: Suco de salsão com brócolis emagrece? Conheça a bebida
O que é bom para acabar com o inchaço?
Por isso, Juliana Vieira comentou os hábitos que mais ajudam a amenizar a questão durante o verão:
1 – Beber água
“A água é um elemento essencial para combater a retenção de líquidos. Na verdade, beber água desintoxica muito mais que qualquer outro diurético”, afirma.
Ela explica que quanto mais hidratados estamos, mais o nosso sangue flui. “O corpo entende que você não precisa de mais líquidos, e favorece a eliminação dos mesmos, diminuindo o inchaço.”
2 – Comer devagar
Isso porque comer de modo rápido demais pode dilatar o abdômen. Segundo a especialista, o ideal é mastigar os carboidratos pelo menos 30 vezes antes de engolir; enquanto as proteínas, 40.
3 – O que é bom para evitar inchaço? Diminuir certos alimentos
“Consuma com moderação queijos, iogurtes com lactose, leites e sal”. Portanto, tente limitar-se a 5g de sal por dia — o equivalente a um saquinho.
4 – Fazer exercícios físicos
“Eles melhoram demais a circulação, diminuindo a retenção.”
5 – O que é bom para evitar inchaço? Investir no potássio
“Consuma alimentos ricos em potássio nessa época do ano, por exemplo, banana e abacate.”
6 – Ter uma alimentação rica em alimentos hidratantes
Por fim, aqueles itens que concentram muita água, como a melancia, a berinjela, a cenoura e o pepino, ajudam a hidratar o corpo e diminuir a sensação de inchaço no verão. Sem contar que são ricos em fibras, o que estimula o trânsito intestinal e diminui a barriguinha.
Fonte: Juliana Vieira, nutricionista de São Paulo.