O que comer com diarreia? Dicas e receitas

Alimentação Bem-estar Saúde
12 de Abril, 2022
O que comer com diarreia? Dicas e receitas

Idas frequentes ao banheiro, sensação de incômodo no abdômen e fezes soltas. Não tem jeito, pelo menos uma vez na vida você já deve ter sofrido com o desarranjo intestinal. Os motivos pelos quais o funcionamento do intestino fica comprometido são vários. Além de buscar identificar a causa do problema, é importante cuidar para que o quadro melhore o mais rápido possível, cessando, assim, o desconforto. A alimentação funciona como um elemento crucial nesse processo. Por isso, saber o que comer quando se está com diarreia (e o que evitar) é primordial para se curar.

Em geral, o apetite de pessoas que estão com problemas intestinais é afetado. Isso porque as dores e o mau funcionamento da flora intestinal acabam por influenciar na vontade ou não de comer. “O intestino se torna mais sensível e fica menos tolerante (principalmente às proteínas). Uma inflamação pode alterar hormônios, aumentar fatores inflamatórios, promover perda de líquidos, diminuir o apetite e causar até mesmo medo de comer”, afirma a nutricionista Carol Maretto.

Assim, é importante saber quais alimentos priorizar nesse período. Dessa forma, as refeições não deixem o intestino ainda mais irritado e ajudem a acelerar o processo de regularização da microbiota.

O que comer quando está com diarreia?

Acima de tudo, a especialista indica o consumo de alimentos leves, mais fáceis de digerir e com menos gordura. Por exemplo:

Existem, ainda, alguns itens que colaboram para reverter o quadro. Consumir sopas e água de coco é bastante importante para ajudar a repor os líquidos perdidos nas frequentes idas ao banheiro. A nutricionista ainda destaca os probióticos manipulados: “são excelentes repositores de flora intestinal”, afirma.

Além disso, os chás também devem fazer parte do cardápio de quem está sofrendo com o desarranjo intestinal. De acordo com a nutricionista, os chás de erva doce e de camomila são os mais indicados por ajudarem a acalmar o intestino.

O que não pode comer quando está com diarreia?

Da mesmo forma que alguns alimentos agem como aliados no processo de recuperação do bom funcionamento intestinal, outros só pioram o quadro. Por isso, veja os itens que devem ser evitados:

  • Leite e derivados;
  • Carnes mais gordas;
  • Café;
  • Chá mate;
  • Pimenta;
  • Adoçante;
  • Alho;
  • Cebola;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Frituras.

Além disso, mesmo quando a diarreia cessar, é necessário manter-se atento à alimentação e, principalmente, nos primeiros dias não consumir os alimentos listados acima.

“É importante permanecer em uma alimentação mais leve (sem alimentos ricos em gorduras e industrializados) por pelo menos 10 dias após a diarreia, além de fazer uma reposição da flora intestinal (uso de probiótico, por exemplo). Esses passos ajudam na recuperação”, pontua Carol.

Caso os sintomas sejam recorrentes, é preciso, sobretudo, buscar ajuda profissional. De acordo com a nutricionista: “Diarreia constante indica uma inflamação intestinal e até interferência do sistema imunológico”. Por isso, é imprescindível que haja o acompanhamento médico. Assim, o especialista identifica o problema e orienta o melhor tratamento para o caso.

Leia também: Diarreia crônica: principais causas (e o que fazer)

Receitas caseiras para diarreia

Chá de camomila e romã

Ingredientes:

  • 500 ml de água;
  • 1 colher de sopa de camomila;
  • 1 colher de sopa de folha seca de romã.

Modo de preparo:

Primeiramente, ferva a água. Em seguida, adicione a camomila e a folha seca de romã. Por fim, deixe abafando por alguns minutos. Você pode beber o chá 2x ao dia.

Soro caseiro

Basta misturar água, açúcar e sal. 

“O soro caseiro ajuda demais na reposição em episódios de diarreia”, reforça Carol.

Fonte: Carol Maretto, nutricionista

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!

Ozempic e anticoncepcional
Saúde

Ozempic pode cortar o efeito do anticoncepcional? Médica explica

Nas redes sociais, não faltam relatos sobre o efeito do Ozempic no aumento da fertilidade