O que comer no café da manhã para emagrecer? Devo comer muito?

Alimentação Bem-estar
12 de Setembro, 2022
O que comer no café da manhã para emagrecer? Devo comer muito?

Saber o que comer no café da manhã para emagrecer é essencial, mas entender as quantidades também é importante. Por muito tempo, acreditou-se que fazer a primeira refeição mais reforçada ajudava no processo de perda de peso. Entretanto, um estudo recente descobriu que isso não é uma verdade absoluta. 

A pesquisa, conduzida por cientistas da Universidade Aberdeen, na Escócia, envolveu dois grupos de pessoas. Um deles consumiu a maior parte das calorias diárias pela manhã, enquanto o outro consumiu as mesmas quantidades no período da noite.

Por fim, eles perceberam que o momento do dia no qual as pessoas consumiam quantidades maiores não interferia na perda de peso. Na verdade, aqueles que investiram em um café da manhã mais volumoso sentiram menos fome durante o dia. A longo prazo, essa sensação pode, de fato, contribuir para o emagrecimento, mas tudo depende das calorias ingeridas ao longo de todo o dia. Afinal, a perda de peso acontece quando há um déficit calórico – e o corpo não sabe o horário em que os alimentos estão sendo ingeridos. 

O que comer no café da manhã para emagrecer?

o que comer no café da manhã para emagrecer

A nutricionista Carol Maretto recomenda um café da manhã mais proteico. Assim, vale a pena apostar em alimentos, como: ovos, tofu, queijo, whey e colágenos.

Além disso, as frutas são sempre muito bem-vindas. Por exemplo:

Chia, linhaça, gergelim e outras sementes ricas em fibras também devem ser incluídas na refeição. Por outro lado, industrializados, carboidratos refinados, biscoitos e doces não são opções muito benéficas para emagrecer.

Quanto comer?

As quantidades variam de acordo com cada um. Por isso, é sempre importante ter acompanhamento profissional para saber quanto consumir de cada alimento. De qualquer forma, comer pouco ou em excesso não faz bem.

Cardápio: 4 opções para café da manhã

  • Panqueca: 1 ovo + 1 banana amassada + 1 colher de sopa de aveia + canela. Misturar tudo e levar a frigideira, grelhar dos 2 lados.
  • Crepioca: 1 ovo + 1 colher de sopa de tapioca + 1 colher de chá de farinha de linhaça + água até dar liga. De recheios, use 3 bolinhas de queijo de búfala (30g) com tomate cereja.
  • Smoothie: 200ml de leite de coco + 5 morangos + 1 colher de sopa de chia + 15g de colágeno hidrolizado. Bater tudo e tomar.
  • Creme de banana: 30g de whey protein + 1 banana congelada + 1/3 copo de água. Bater tudo e por cima pode adicionar 1 colher de sopa de cacau nibs.
  • E o bom e velho ovo: ovos mexidos com tomate cereja. Por cima, adicione 1 colher de sopa de semente de girassol.

Leia mais: Opções de café da manhã: dá para incluir pão com ovo e café com leite?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

menina com ritmo circadiano saudável dormindo na cama durante as férias
Bem-estar Gravidez e maternidade

Férias escolares: como manter um ritmo circadiano saudável?

Manter um ritmo circadiano saudável por meio de uma rotina consistente é fundamental para o bem-estar físico e mental.

mãos segurando um tapete de ioga
Bem-estar Movimento

Treinar no frio dá menos resultado? Especialista responde

As temperaturas mais baixas do inverno fazem com que o corpo demore mais para aquecer. O que pode dar a sensação de que treinar no frio

criança sentada em mesa segurando uma colher e comendo um mingau rico em fibras
Alimentação

Fibras na alimentação infantil: conheça os benefícios e como incluí-las

As fibras na alimentação infantil contribuem para o bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre.