Niacinamida: o que é, para que serve e como usar?
A niacinamida se tornou mais uma substância queridinha das pessoas que gostam de manter uma rotina de skincare.
Essa popularidade, de acordo com a dermatologista Paula Rahal, se deu por sua capacidade de cuidar desde as peles mais sensíveis, até aquelas que sofrem com uma maior produção de oleosidade.
Mas, afinal, como é possível que ela atue de forma benéfica para todos os tipos de pele, sendo que cada uma delas pede um cuidado específico?
A seguir, a profissional esclarece essa e outras dúvidas comuns sobre o tema!
Leia também: Como limpar a pele corretamente todos os dias
De acordo com Paula, a niacinamida – ou nicotinamida, como também é conhecida – é uma das formas ativas da vitamina B3. Esta, por sua vez, é uma substância natural que oferece uma série de benefícios para todos os tipos de pele.
Alguns deles, segundo a profissional, são:
- Tratamento de manchas
O ativo ajuda a uniformizar a pele e a clarear as manchas de acne, decorrentes do tempo e da exposição solar. Assim, ela também serve para o tratamento do melasma.
Leia também:
- Ação anti-inflamatória
A niacinamida ajuda nos cuidados e na prevenção das acnes e da rosácea na pele.
- Controle da oleosidade
Ela também combate e equilibra a oleosidade, diminuindo a produção do sebo e, como consequência, da acne.
- Efeito antioxidante
Combate os radicais livres, sendo também indicada na prevenção do fotodano em pacientes com propensão a desenvolver câncer de pele.
Como usar?
Segundo Paula, a niacinamida serve para todos os tipos de pele.
“A versão em creme ou sérum pode hidratar desde as peles mais sensíveis até controlar a oleosidade das peles mais oleosas”, ela diz.
Sendo assim, a substância pode ser incluída na rotina de skincare diurna e noturna através de produtos que tenham em sua composição a vitamina B3 ou a própria niacinamida.
“O sérum pode ser usado junto de outro ativo, como a vitamina C, por exemplo. Por fim, há também a forma oral do ativo, que ajuda a prevenir o aparecimento de lesões malignas na pele”, completa a médica.
Leia também: Afinal, a niacinamida e vitamina C podem ser usadas juntas?
Há contraindicações para a niacinamida?
Por se tratar de uma substância natural, a niacinamida não tem nenhuma contraindicação.
Ainda assim, Paula ressalta que antes de fazer uso dele, é importante buscar um profissional que possa confirmar a necessidade deste ativo para a pele, assim como indicar quais produtos se adequam melhor a cada caso.
Fonte: Paula Rahal, médica dermatologista, de São Paulo.