Nebulização (inalação): o que é e quando é recomendada?

Saúde
17 de Março, 2022
Leticia Ramirez Naper de Souza
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 63183
Nebulização (inalação): o que é e quando é recomendada?

A nebulização, a qual também conhecemos por inalação, é um tratamento inalatório com soro fisiológico ou outros medicamentos para melhorar o quadro respiratório. É indicada, principalmente, quando estamos com o nariz congestionado ou com excesso de secreção nos pulmões.

Veja também: Agende aqui a sua vacina contra a gripe

Em quais casos a nebulização é recomendada?

A nebulização com soro fisiológico é bastante utilizada para hidratar as vias aéreas que podem ficar mais ressecadas com o clima seco ou poluição. Além disso, é recomendada para casos de congestão nasal, em que é mais difícil respirar. Basta uma sessão para sentir o alívio e respirar melhor, e pode ser feita em crianças e adultos de todas as idades.

No entanto, se os quadros inflamatórios forem mais severos, tais como rinossinusite, asma, bronquite, pneumonia ou uma gripe ou resfriado mais fortes, talvez seja necessária a associação de medicamentos. Assim, é essencial a recomendação médica, pois os remédios inalatórios atuam de formas diferentes no problema.

Por exemplo, os broncodilatadores ajudam a “abrir mais espaço” nas vias respiratórias por meio da dilatação. Geralmente, o efeito colateral é a aceleração dos batimentos cardíacos. Já os antibióticos (que são menos utilizados dessa forma) servem para combater uma infecção de origem bacteriana. Por isso, é importante a prescrição profissional para a dosagem correta do medicamento.

Como fazer a nebulização?

O procedimento é simples e pode ser feito no hospital ou em casa, se o tratamento for contínuo. Os nebulizadores são facilmente encontrados em farmácias e lojas médicas especializadas. Também existem diversas opções de equipamentos, como os ultrassônicos, que são mais silenciosos, e os portáteis sem fio. A princípio, o manuseio do equipamento e da medicação é bem intuitivo – a maioria dos nebulizadores possui um recipiente para a adição do soro e dos demais remédios.

Tanto no hospital quanto em casa, a nebulização dura entre 15 e 30 minutos, dependendo da quantidade da medicação e da potência do aparelho. Para fazê-la, sente-se e encaixe a máscara no rosto e respirar normalmente para inalar o vapor. Os médicos recomendam que a respiração seja lenta e consciente para a eficácia do tratamento.

Cuidado com o excesso de nebulizações

Embora a nebulização com soro não tenha contraindicações, é preciso ter atenção ao número de sessões, sobretudo se houver outros tipos de medicação inalatória, já que exceder a quantidade de nebulizações pode trazer diversos problemas à saúde. Em caso de dúvidas, sempre converse com seu médico e respeite as orientações.

Referência: Governo do Brasil; Jornal Brasileiro de Pneumologia; e US National Library of Medicine.

Sobre o autor

Amanda Preto
Jornalista especializada em saúde, bem-estar, movimento e professora de yoga há 10 anos.

Leia também:

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

5 hábitos saudáveis para enxaqueca
Saúde

5 hábitos saudáveis para enxaqueca

A enxaqueca é uma doença crônica que causa um tipo de dor de cabeça latejante

Mortes por AVC
Saúde

Mortes por AVC podem ser associadas às temperaturas extremas

Mais de meio milhão de pessoas tiveram AVC relacionados às temperaturas extremas – muito calor ou muito frio