Murumuru: o que é, para que serve, como usar

Beleza Bem-estar
06 de Junho, 2022
Murumuru: o que é, para que serve, como usar

Se você adora descobrir novidades para o cabelo e para a pele, então precisa conhecer o murumuru, um produto natural que possui propriedades antioxidantes e de hidratação intensa. 

Basicamente, o murumuru é uma semente de uma palmeira que cresce na região da Amazônia, cujo o óleo dessa planta é extraído para a produção de diversos tipos de cosméticos. Como por exemplo, manteigas, máscaras, shampoos, cremes, entre outros. 

Assim, produtos à base de murumuru prometem hidratar o cabelo e diminuir o frizz, além de ajudar a hidratar a pele. 

Para que serve?

O murumuru é utilizado como um ativo para diversos cosméticos, principalmente por conta do seu óleo extraído, capaz de deixar os fios macios e brilhantes. 

Dessa forma, esse ingrediente natural serve para hidratar, nutrir e amaciar os cabelos, principalmente os que estão quebradiços, eliminando frizz e excesso de volume.

Por outro lado, os produtos à base de murumuru para a pele penetram profundamente nas camadas mais internas da epiderme, regenerando o tecido com suas propriedades antioxidantes e de hidratação intensa.

Como usar? 

De acordo com Roseli Siqueira, esteticista e cosmetóloga, o uso do murumuru depende do tipo de produto: “mas o ideal é usar para fazer a hidratação. Deixar no cabelo o tempo de pausa recomendado pelo fabricante e enxaguar”, ensina. 

Além disso, a esteticista conta que os produtos com murumuru são mais recomendados para cabelos secos, ressecados e pós-química. 

É preciso ter cuidado em fios muito oleosos, pois o uso em excesso desse tipo de produto pode piorar esse fator.

Benefícios do murumuru

Sabemos que o murumuru hidrata e nutre os fios e a pele, mas, além disso, esse ingrediente oferece outros benefícios. Portanto, saiba quais são:

  • Nutre os fios;
  • Diminui o frizz;
  • Traz brilho ao cabelo;
  • Ajuda a proteger a pele;
  • Ajuda a diminuir o volume dos fios;
  • Hidrata o cabelo, o rosto e o corpo;
  • Auxilia na hidratação facial;
  • Não obstrui os poros;
  • Recupera a umidade e elasticidade natural da pele e dos fios de cabelo;
  • Pode ajudar no tratamento de eczema, um problema característico de peles secas e irritadas;
  • Possui ação anti-inflamatória, antiviral e antisséptica.

Como usar máscara de murumuru?

A cosmetóloga explica como usar uma máscara de murumuru nos fios. A primeira dica é não aplicar o produto no couro cabeludo: “exceto se o produto tiver essa recomendação no rótulo”, acrescenta.

De acordo com Roseli Siqueira, é preciso aplicar a máscara capilar no cabelo e manter dois dedos de distância da raiz. 

“Separe o cabelo em mechas e deslize o produto até as pontas, fazendo movimentos rápidos. Deixe o tempo recomendado pelo fabricante e enxágue”, ensina.   

Assim, para umectação com óleo de murumuru, a dica da especialista é aplicar nas pontas, de cima para baixo: “deixe por 20 minutos e enxágue com shampoo e condicionador.”

Efeitos colaterais 

A esteticista afirma que é recomendado não utilizar o produto em excesso, não aplicar na raiz e deixar o tempo indicado pelo fabricante. Isso porque, como o murumuru é um produto potente para hidratação, pode acabar potencializando a oleosidade, principalmente no couro cabeludo. 

Leia também: Óleo de amêndoas: Os benefícios além da hidratação

Manteiga de murumuru

A manteiga de murumuru virou a nova manteiga queridinha de muitas mulheres que adoram cuidar dos seus fios com produtos à base de ingredientes naturais.

Segundo a médica dermatologista Dra. Bianca Gastaldi, a manteiga de murumuru é obtida do murumuruzeiro (Astrocaryum murumuru), uma palmeira encontrada em toda a região amazônica, principalmente nas redondezas do Rio Amazonas e seus afluentes. 

Por ano, são produzidos em média 4 cachos de frutos, onde, em cada cacho, podem ser encontrados em média 300 frutos. 

Segundo a médica, é nas sementes do murumuru que encontramos o ouro amazônico, uma manteiga multifuncional altamente eficaz, nutritiva e emoliente, produzida por meio da prensagem a frio.   

Benefícios da manteiga de murumuru

A manteiga de murumuru tem a grande vantagem de possuir baixa acidez. De acordo com a dermatologista, devido à abundância de ácidos graxos saturados, como o láurico (C12:0) e mirístico (C14:0), essa manteiga tem uma consistência única. 

“Ela ainda se mistura muito bem com outros óleos que derrete à temperatura mais baixa. Assim como o ácido oleico, o ácido láurico facilita a penetração de ativos na pele e no couro cabeludo”, complementa a especialista.

Ademais, a manteiga de murumuru ainda possui propriedades antimicrobianas, além de vitaminas A e E, cálcio, fósforo e ferro. 

O que a manteiga de murumuru faz no cabelo?

Devido a sua alta concentração de ácido láurico, a Dra. Bianca Gastaldi conta que a manteiga de murumuru pode substituir o silicone mineral perfeitamente em formulações para produtos de pele e batons, além da ação condicionante em cabelos. 

“A grande vantagem é que a manteiga de murumuru promove hidratação intensa, sem obstruir os poros da pele e ainda garante toda a nutrição necessária para manter os cabelos e a pele saudáveis”, acrescenta a médica.   

Como usar manteiga de murumuru no cabelo?

A dermatologista consultada dá as dicas de uso da manteiga de murumuru no cabelo. Confira a seguir: 

  1. Primeiro, você deve derreter a manteiga em banho-maria;
  2. Em seguida, aplique diretamente no cabelo com os fios secos; 
  3. Faça uma trança folgada e fique um dia ou noite inteira com o produto no cabelo;
  4. Lave os cabelos com shampoo sem sal e condicionador;
  5. Finalize como preferir.

Fonte: Roseli Siqueira, esteticista e cosmetóloga. Dra. Bianca Gastaldi, médica dermatologista, graduada em medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina e membro das Sociedades Brasileira (SBD) e Americana de Dermatologia (AAD).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor