Mudanças bruscas de temperatura podem afetar a saúde vascular

Saúde
22 de Março, 2024
Mudanças bruscas de temperatura podem afetar a saúde vascular

O outono chegou nessa semana trazendo uma série de variações de temperatura em todo o país. Este momento marca a transição entre estações: do calor do verão para o frio do inverno. Porém, o que pouca gente sabe é que as variações podem afetar de forma negativa nossa saúde, e não só com gripes, resfriados ou problemas respiratórios, mas em especial a saúde vascular. Entenda.

Leia mais: Esticar as pernas pode melhorar a saúde cardiovascular, diz estudo

Mudanças bruscas de temperatura X saúde vascular

De acordo com o médico vascular, Dr. Gustavo Marcatto, as mudanças de clima entre dias frios e quentes, tem uma influência direta no organismo.

“Com as temperaturas mais altas, as veias (principalmente aquelas ligadas ao coração) dilatam, ocasionando uma queda de pressão na circulação sanguínea. Essa reação pode ocasionar, por exemplo, inchaços nas pernas e pés (edema), tontura e até mesmo desmaios por conta da pressão baixa”, explica o especialista.

E não é só a mudança brusca do frio para o calor que afeta o corpo humano, não. Quando o clima muda bruscamente de temperaturas altas, para as mais baixas também é preciso ter atenção.

“Quando o clima fica frio, há a vasoconstrição, ou seja, uma diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos, dificultando a circulação do sangue para as extremidades (pés, mãos e pernas). Essa reação é importante para conservar o calor no corpo”, detalha o Dr. Gustavo.

O que fazer?

De acordo com o especialista, é sempre importante ficar atento aos sinais que o corpo dá, principalmente nesses casos de mudanças bruscas na temperatura. Mas o médico afirma que há como passar por essas transições, sem grandes sofrimentos. Veja dicas a seguir:

  • Ter uma boa alimentação e evitar alimentos muito gordurosos;
  • Beber bastante água e sucos naturais;
  • Não exagerar nas bebidas alcoólicas;
  • Faça exercícios físicos regularmente;
  • Ficar atento a qualquer manifestação de doença vascular, como dor e inchaço nas pernas, vermelhidão ou mesmo o aparecimento de vasinhos e varizes;
  • Consumir alimentos que podem ajudar na circulação como: laranja e outras frutas ricas em vitamina Cgengibrealhocúrcuma, salmão, atum, sardinha, melãomelancia, uva, tomateabacate, nozes e amêndoas.

Por fim, o check-up é fundamental, pois ajuda a prevenir doenças graves e fatais, que às vezes são assintomáticas no início, como hipertensão, diabetes, aterosclerose (placas de gordura na circulação), infarto, AVC e aneurismas.

Estas doenças são identificadas em exames simples e pouco invasivos, como o próprio exame físico, exames de sangue e exames de doppler (ultrassom da circulação).

Fonte: Dr. Gustavo Marcatto, médico vascular.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

bebê dormindo no berço
Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde Sono

Soneca do bebê: quantas horas ele deve dormir por dia?

Os períodos de soneca do seu bebê durante o dia são essenciais para o desenvolvimento do cérebro e a produção de hormônios do crescimento

bebê deitando na cama com tosse, segurando um lenço
Saúde

São Paulo registra o dobro de casos de coqueluche em 2024

Para os especialistas, o aumento é reflexo da baixa adesão vacinal e da falta das doses de reforço em adultos 

dores nos glúteos e problemas na coluna
Saúde

Dores nos glúteos sinalizam problemas na coluna, diz especialista

Pesquisa aponta problemas na coluna como uma das principais causas de afastamento do trabalho