Moringa: superalimento tem 7 vezes mais vitamina C que a laranja
A Moringa, também conhecida como acácia-branca, árvore-rabanete-de-cavalo, cedro, moringueiro e quiabo-de-quina, é uma planta originária da Índia que se tornou popular por suas diversas propriedades nutricionais e medicinais. Ela pode ser consumida como alimento, na forma de pó, cápsulas, folhas frescas ou secas, e até mesmo em receitas culinárias. Dentre seus nutrientes, o que mais se destaca é a vitamina C. Isso porque a planta pode conter até sete vezes mais desse nutriente do que uma laranja. Por isso, é famosa prevenir danos oxidativos às células e protegê-las dos radicais livres.
Leia mais: Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar
Quais são os benefícios da moringa?
De acordo com o portal Medical News Today, a planta contém propriedades antivirais, anti-inflamatórias, antidepressivas e antifúngicas que melhoram a saúde. Por essa razão, é conhecida como “a árvore milagrosa” ou “árvore da vida”. Além disso, estima-se que seus usos vão desde a melhoria da saúde e da beleza até a prevenção e tratamento de doenças.
Ela é indicada também a atletas e pessoas com anemia dada a presença de cálcio, magnésio e ferro. Segundo o portal especializado em saúde, Healthline, 21 gramas de moringa fornecem 11% das necessidades diárias de ferro e 8% de magnésio.
A Universidade de Harvard destaca a importância de incorporar este tipo de proteína na dieta, citando vários motivos principais: por exemplo, ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, contribui para a redução do colesterol “mau”, mantém o equilíbrio da pressão arterial e melhora a resistência à insulina. Além da menor probabilidade de desenvolver diabetes.
A vitamina C, uma das mais presentes na planta, colabora na síntese do colágeno, proteína necessária para retardar os sinais de envelhecimento precoce. Além disso, ajuda a manter a vitalidade das células da pele, protegê-las das toxinas que circulam no ar e dos fotodanos aos quais estamos permanentemente expostos. Esta vitamina também ajuda a produzir elastina, substância que dá elasticidade à pele e a mantém hidratada, brilhante e luminosa.
Formas de consumo
Você pode encontrar moringa no Brasil em diversos lugares, por exemplo:
- Lojas de produtos naturais: A maioria das lojas de produtos naturais vende moringa em pó, cápsulas, folhas frescas ou secas.
- Feiras livres: Nas feiras livres, você pode encontrar a planta fresca diretamente dos produtores locais.
- Supermercados: Alguns supermercados já estão vendendo moringa em pó ou cápsulas.
- Lojas online: Você também pode comprar moringa online em diversos sites, como Mercado Livre, Amazon, lojas de produtos naturais e sites especializados em moringa.
Ao escolher a moringa, é importante verificar se ela é de boa qualidade e se é proveniente de um local confiável. Aqui estão algumas dicas para escolher a moringa:
- Procure por moringa orgânica: A moringa orgânica é livre de pesticidas e outros produtos químicos.
- Verifique a cor da moringa: A moringa em pó deve ter uma cor verde vibrante.
- Verifique o sabor: A moringa em pó deve ter um sabor ligeiramente amargo.
- Procure por moringa de uma marca confiável: Pesquise a reputação da marca antes de comprar.
Embora o consumo deste alimento quase não apresente efeitos colaterais, há pessoas que devem estar atentas à sua incorporação. As gestantes estão na lista citada pelo portal Medical News Today, pois alguns dos compostos podem interferir no correto desenvolvimento do bebê. Por fim, não é recomendado o consumo desse alimento para quem toma medicamentos para diabetes ou hipertensão.
Referência: Embrapa.