Melhores maneiras de preparar molho pesto

Alimentação Bem-estar
14 de Novembro, 2019
Melhores maneiras de preparar molho pesto

De origem italiana, o refrescante molho pesto vem agradando diversos paladares. Além de ser rápido de preparar, é versátil e pode ser servido em massas, carnes, torradas, saladas ou até sopas.

A forma original de fazê-lo é macerar os ingredientes em um pilão, embora muitas pessoas prefiram misturar tudo no liquidificador. Confira as nossas dicas e prepare um delicioso molho pesto:

Leia mais: Molho de tomate: Como escolher, benefícios e receitas

Pesto clássico com manjericão cozido

Essa receita é tradicional da Ligúria, e o grande diferencial é o manjericão cozido. Mergulhe as folhas de manjericão em água fervente por 10 segundos antes de serem chocadas com água fria. O resultado disso é um molho saboroso e com cor vibrante.

Pesto com hortelã

O molho pesto permite que você seja criativo e improvise nas combinações. Sendo assim, você pode adicionar mais sabor ao seu molho acrescentando outras ervas além do manjericão. Que tal usar tomilho limão ou hortelã? Use ervas frescas e deixe o molho ainda mais refrescante.

À moda antiga

Antigamente, o modo de preparo do molho pesto era com o uso de um pilão, mas ficou de lado depois da invenção do liquidificador e do processador. Mesmo assim, muitos dizem que o modo de preparo do molho interfere no sabor final.

A explicação para a escolha do pilão é que o objeto, junto com o movimento rotatório das mãos, faz com que as folhas do manjericão se rasguem e acentuem o seu sabor. Experimente fazer isso de 10 a 20 minutos, o resultado será um pesto cremoso e muito saboroso.

Você também pode adicionar lentamente o óleo, da mesma forma que adiciona o manjericão, e o molho vai emulsionar muito bem.

Sobre o autor

Lorena Rocha
Estagiária de receitas do Cuidaí

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra