Molho ou extrato de tomate? Qual é a opção mais saudável?
Se você gosta de apostar na macarronada para o almoço de domingo, já deve ter se questionado sobre qual produto optar no supermercado: “molho ou extrato de tomate?”. Apesar de terem gostos parecidos, os dois derivados do tomate diferem em termos de consistência, sabor, lista de ingredientes e processamento. Confira a seguir.
Como escolher: molho ou extrato de tomate?
Antes de selecionar o melhor ingrediente para o seu almoço, é importante entender as particularidades do molho e do extrato. A seguir, confira a composição dos produtos:
- Molho de tomate: produto concentrado à base de tomate, mas contém adição de especiarias como alho, cebola, orégano, manjericão e outros. Portanto, essa é uma das opções mais selecionadas, por ser mais leve, prático e pronto para o consumo.
- Extrato de tomate: consiste em uma base mais concentrada da polpa do tomate cozido e geralmente não contém outros ingredientes além dos tomates. Pode ser utilizado para base de molhos ou, em pequenas quantidades, para dar cor, sabor e consistência aos pratos.
De acordo com a nutricionista Alyne Santin, o principal cuidado que se deve ter em relação aos molhos industrializados é o excesso de sal, açúcar e conservantes que o produto pode conter. “As opções industrializadas contêm substâncias que devem ser evitadas, como o realçador de sabor, glutamato monossódico, açúcar, conservantes, entre outros.”, diz.
Nesse sentido, o extrato de tomate geralmente representa uma opção mais saudável para o seu almoço devido ao baixo nível de conservantes. Porém, o que vale mesmo é a análise do rótulo dos produtos, tanto o molho quanto o extrato, para conferir os ingredientes que você irá consumir.
Portanto, se você optar por um molho de tomate ou extrato de tomate com ingredientes naturais, baixo teor de sódio e sem aditivos indesejáveis, os dois podem ser incorporados a uma dieta saudável.
Benefícios do tomate para a saúde
Segundo o Guia Alimentar do Ministério da Saúde, o tomate faz parte do grupo de alimentos ideais para uma alimentação nutricionalmente balanceada e saborosa. Portanto, além de ser um ingrediente muito versátil na cozinha, o tomate também oferece diversos benefícios para a saúde do corpo. Confira os principais:
- Fonte de vitaminas: um único tomate pode fornecer cerca de 40% da quantidade diária recomendada de vitamina C. Além disso, é rico em vitamina A, que beneficia a imunidade e saúde da pele; vitamina K, que é boa para os ossos;
- Tomate é cardioprotetor: o vegetal contém um antioxidante chamado licopeno, que é responsável pela sua cor vermelha e que pode diminuir o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e derrame.
- Melhora a visão: o licopeno também é bom para os olhos. Além disso, outros nutrientes do tomate protegem contra doenças como catarata e degeneração macular.
- Ajuda com o controle do diabetes: tomates podem ser um alimento protetor para pessoas com diabetes tipo 2 já que eles reduzem risco de doença cardíaca
- Aumenta a saúde digestiva: o fluido e a fibra do tomate podem ser úteis se você for propenso a constipação.
Veja também: Suco de tomate: Motivos para incluir na alimentação
Fonte: Ministério da Saúde.