Como fazer a sopa típica de um dos lugares mais longevos do mundo
O que comer para viver mais? A verdade é que não existe um único alimento (ou uma única receita) que faz com que a gente passe dos 100 anos. Mas a ciência já sabe que os nossos hábitos de vida influenciam – e muito – no aumento da longevidade. Ter uma alimentação equilibrada, por exemplo, faz parte da rotina dos moradores de Sardenha, uma ilha italiana que abriga uma das populações mais velhas do mundo. Por lá, todos são fãs de uma sopa extremamente nutritiva chamada minestrone.
A base leva legumes típicos da região e da estação do ano – por isso, pode ser uma ótima forma de economizar dinheiro e aproveitar os vegetais que estão esquecidos na geladeira. Além disso, macarrão ou arroz complementam o preparo para garantir mais energia.
Vale lembrar que Sardenha é considerada uma Zona Azul: regiões ao redor do mundo com os habitantes mais longevos (e saudáveis!).
Leia também: Alimentos da Zona Azul: porque você precisa conhecer
Como fazer minestrone? Receita
Ingredientes:
- 1 col (sopa) de azeite extravirgem;
- 1 cebola;
- 2 dentes de alho;
- 1 cenoura;
- 2 pires de vagem.
- 1 talo de salsão;
- 1 abobrinha;
- 3 folhas de repolho branco;
- 1 concha de feijão branco cozido;
- 2 tomates;
- Sal a gosto;
- Pimenta a gosto;
- 100ml de caldo de legumes natural;
- 1/2 xíc de macarrão cru de sua preferência (por exemplo, cappelletti).
Modo de preparo:
Em uma panela grande, doure a cebola e o alho (picados) no azeite. Então, adicione todos os legumes picados, o caldo de legumes e água até cobrir – tempere com sal e pimenta.
Quando tudo estiver macio, acrescente o macarrão e o feijão. Por fim, desligue o fogo quando o macarrão estiver cozido.