Micropigmentação de aréolas resgata autoestima de mulheres após câncer de mama
A micropigmentação de aréolas se tornou uma técnica que busca resgatar a autoestima de mulheres que fizeram a cirurgia de mastectomia – procedimento para a remoção de uma ou ambas as mamas – e venceram o câncer de mama.
Mas, afinal, o que é esse procedimento e como ele é feito? Saiba mais sobre o tema a seguir!
Leia também: Câncer de mama: saiba quais são os sintomas, os tipos e os tratamentos
O que é micropigmentação de aréolas
Mais usada para retocar as sobrancelhas e os lábios, a micropigmentação ganhou uma nova função ao também servir para redesenhar as aréolas de pacientes que passaram pela mastectomia.
Leia também: Mastectomia do câncer de mama: é possível preservar o mamilo?
De acordo com Deise Damas, especialista em micropigmentação, o método ajuda a resgatar a autoestima das mulheres, uma vez que recria o desenho dos mamilos e ajuda a suavizar as possíveis cicatrizes deixadas pela cirurgia de retirada do seio.
“Após a mastectomia, a micropigmentação pode representar uma reconstrução para a mulher e, portanto, ajudar muito em sua autoestima.”
Leia também: Afinal, é possível fazer a reconstrução da aréola e dos mamilos após a retirada das mamas?
Como é feita?
O desenho, de acordo com a profissional, é feito em uma camada mais superficial da pele, usando uma espécie de tinta própria para a micropigmentação de aréolas.
“As cores do mamilo e seus contornos originais são redesenhados. O pigmento, por sua vez, fica em uma camada bem superficial da pele, simulando de forma realista o desenho do mamilo”, explica Deise, ressaltando que também é possível fazer em pessoas que têm apenas parte do mamilo.
Leia também: Reconstrução das mamas: quais são os tipos e quando ela é indicada
“O pigmento é específico para esse procedimento, pois as cores devem se parecer com as do mamilo natural”, completa.
- Clique aqui para ver o resultado.
Por fim, a micropigmentação costuma levar duas sessões para ficar pronta, e que deve ser feita de novo a cada dois anos, em média.
Quanto aos cuidados depois do procedimento, a especialista afirma que é necessário apenas evitar fontes de calor e exposição solar na região.
Leia também: Autoestima: 9 dicas para se sentir mais confiante e seguro de si
Fonte: Deise Damas, especialista em técnicas naturais de micropigmentação em sobrancelhas, lábios, olhos e aréolas, do Rio de Janeiro.