Reequilibre sua flora intestinal e ajude a combater a diarreia aguda em crianças
Nosso intestino é dividido em dois: delgado e grosso. Nele, moram muitas bactérias (cerca de 100 trilhões!) que, juntas, formam a chamada microbiota intestinal (também conhecida como flora intestinal). Manter a nossa microbiota intestinal equilibrada é muito importante, uma vez que ela pode facilitar a digestão, promover a síntese de vitaminas e proteger o corpo de micro-organismos prejudiciais à saúde¹.
Microbiota intestinal equilibrada: o que significa?
Equilibrar a microbiota intestinal significa adotar hábitos para que existam mais bactérias boas (ou seja, favoráveis ao corpo) do que ruins no nosso intestino. Em um primeiro momento, essa tarefa pode até parecer fácil, mas diferentes gatilhos do cotidiano afetam a flora, e muitas vezes passam despercebidos. Por exemplo:
- Mudanças na rotina e novos ambientes²;
- Viagens, principalmente para lugares onde a cultura alimentar é bem diferente²;
- Alimentação desequilibrada e rica em industrializados e refinados³;
- Estresse⁴;
- Além disso, medicamentos e antibióticos⁵.
Todos esses acontecimentos podem levar à chamada disbiose intestinal, que nada mais é do que o desequilíbrio da microbiota. Por isso, vale ficar de olho em alguns sintomas⁶:
- Desconforto abdominal;
- Diarreia;
- Prisão de ventre;
- Por fim, distensão abdominal.
Leia também: Afinal, como cuidar do intestino para emagrecer?
Como manter a microbiota intestinal equilibrada?
Boas dicas incluem cuidar da saúde mental e adotar uma alimentação saudável⁴. Desse modo, o cardápio deve conter mais vegetais, fibras e água; e menos ultraprocessados e açucarados.
Além disso, é essencial apostar nos probióticos: micro-organismos encontrados em alguns alimentos e produtos que contribuem para o equilíbrio da microbiota⁷.
O iogurte é um exemplo de alimento rico em probióticos, bem como os leites fermentados, os queijos, o chucrute, e a kombucha. Contudo, existem também os suplementos de probióticos: com eles, você sabe o volume exato desses “bichinhos” que está consumindo por vez.
Os suplementos probióticos podem trazer diversos benefícios à saúde e ao bem-estar. Eles podem ser ingeridos pontualmente, ou diariamente, com o objetivo de equilibrar a flora⁸.
Muitas vezes é útil, com a recomendação de um médico, tomar probióticos que protegem a flora intestinal e podem ajudar a reduzir o risco de disbiose intestinal. O Bacillus clausii, de Enterogermina®, por exemplo, é uma bactéria benéfica formadora de esporos, que chegam intactos (vivos) ao intestino grosso, onde germinam e se reproduzem⁹.
No intestino grosso, as quatro cepas de Bacillus clausii interagem com a microbiota ali presente e promovem seus benefícios, comprovados cientificamente, através da recuperação e da manutenção do ecossistema intestinal⁹.
Ajude a combater a diarreia aguda em crianças!
Você sabia que a diarreia aguda é a 2ª maior causa de morte infantil no mundo? 2 mil crianças morrem diariamente por diarreia aguda, e a principal causa é a ingestão de água contaminada, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) — isso porque 1 em cada 3 pessoas no mundo não tem acesso à água potável¹⁰.
Sabendo disso, e alinhado com o propósito de Enterogermina de erradicar a mortalidade infantil causada pela diarreia aguda, a marca decidiu entrar nessa luta!
No ano passado, a campanha Você Compra & Enterogermina Doa ajudou mais de 1500 famílias de 19 comunidades do território de São Gabriel da Cachoeira, região da Amazônia que mais sofre com a mortalidade infantil por diarreia aguda e falta de acesso à água segura.
Em 2022, a marca pretende dar um passo além, aumentando a área de atuação e garantindo às crianças a chance de um futuro melhor. Na campanha deste ano, suas compras de Enterogermina ajudarão a levar água potável para as regiões da Várzea, em Santarém, no Estado do Pará, e TI Munduruku, no Estado do Amazonas. Parte das vendas serão revertidas em filtros de longa duração para garantir água potável e em educação sobre a importância da higiene e da lavagem das mãos para as crianças da Amazônia.
Participe desta causa: Compre e doe! Visite uma unidade Droga Raia/Drogasil mais próxima ou, então, acesse o site. Não deixe para amanhã o cuidado que pode ser feito hoje!*
*Uma flora intestinal equilibrada promove um ambiente desfavorável para bactérias patogênicas, promovendo, assim, a saúde intestinal. ENTEROGERMINA, “O Bacillus clausii (probiótico) contribui para o equilibrio da flora intestinal, além disso, seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”. NÃO CONTÉM GLÚTEN. Leia atentamente o rótulo.
**Campanha válida até o dia 30/07/2022.
Referências:
- [¹] – What’s the Length of Your Small and Large Intestines?. Healthline, 2019. Dispónível em: https://www.healthline.com/health/digestivehealth. Acesso em 09/06/2022;
- [²] – How is traveler’s diarrhea diagnosed?. Healthline, 2019. Dispónível em: https://www.healthline.com/health/digestivehealth. Acesso em 09/06/2022;
- [³] – Causes Malnutrition. NHS, 2020. Dispónível em: https://www.nhs.uk/conditions/malnutrition/causes/#:~:text=Physical%20and%20social%20factors&text=a%20physical%20disability%20or%20other,alcohol%20or%20drug%20dependency. Acesso em 09/06/2022;
- [⁴] – MADISON, Anelise; Kiecolt-Glaser, Janice. Stress, depression, diet, and the gut microbiota: human-bacteria interactions at the core of and nutrition. Curr Opin Behav Sci, 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7213601/. Acesso em 09/06/2022;
- [⁵] – ROGERS, Mary A. M.; Aronoff, David M. The Influence of Nonsteroidal Anti-Inflammatory Drugs on the Gut Microbiome. Clin Microbiol Infect, 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4754147/. Acesso em 09/06/2022;
- [⁶] – THURSBY, Elisabeth; JUGE, Nathalie. Introduction to the human gut microbiota. Biochem J, 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5433529/. Acesso em 09/06/2022;
- [⁷] – SHI, HL; et al. Beneficial Properties of Probiotics. Tropical Life Sciences Research, 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5031164/. Acesso em 09/06/2022;
- [⁸] – Should you take probiotics?. Harvard Health Publishing, 2019. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/should-you-take-probiotics#:~:text=The%20%22good%20bacteria%22%20may%20help,food%20sources%2C%20such%20as%20yogurt. Acesso em 09/06/2022;
- [⁹] – GHELARDI, E; et al. Survival and persistence of Bacillus clausii in the human gastrointestinal tract following oral administration as spore-based probiotic formulation. J Appl Microbiology, 2015. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25973914/. Acesso em: 09/06/2022;
- [¹⁰] – Diarrhoeal disease [Internet], Organização Mundial da Saúde (OMS), 2019. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/diarrhoeal-disease. Acesso em: 09/06/2022.