Qual o melhor óleo para cozinhar? Confira
Óleo de soja, de girassol, manteiga, margarina, azeite… Quantas opções, não é mesmo?! E por conta disso, é normal ficar confuso na hora de escolher qual seria o melhor óleo para cozinhar.
Quando pensamos na melhor opção, automaticamente devemos levar em consideração que, para a cocção, precisamos de altas temperaturas. Isso significa que o óleo que iremos utilizar deve ser resistente a este aumento de temperatura.
Melhor óleo para cozinhar: Todos são iguais?
Devemos ressaltar o fato de que, basicamente, existem dois tipos de gordura: a saturada (manteiga, banha de porco, óleo de coco) e a insaturada (óleo de soja, de girassol, azeite).
Mas, aí vem a novidade: a gordura insaturada é mais instável. Ou seja, suas ligações são quebradas mais facilmente em elevadas temperaturas. O que faz com que suas propriedades sejam perdidas e que esta gordura não seja mais considerada saudável. Por outro lado, a gordura saturada tem caráter estável, ou seja, não quebra suas ligações e não perde suas propriedades tão facilmente, possuindo uma maior resistência ao aumento de temperatura.
Isso significa que, sim, a gordura saturada é a melhor opção para refogar, grelhar e fritar alimentos. Assim, prefira manteiga, óleo de coco, manteiga de garrafa e banha de porco. Mas, sempre em pequenas quantidades, somente para não grudar na panela.
E o azeite?
O azeite, apesar de ser insaturado, não perde suas propriedades ao ser aquecido, sendo também bom para cocção.
Mas, significa que as gorduras insaturadas são ruins?
De modo algum. Exemplo disso são as castanhas, nozes, amendoim, abacate e linhaça, que são gorduras insaturadas e benéficas. Contudo, quando se trata de óleo para cocção, dos insaturados, somente o azeite de oliva se salva, já que não perde suas propriedades no aquecimento. Utilize-o também para temperar saladas.
Leia também: Azeite de abacate é melhor que azeite de oliva?