Maternidade: da pré-concepção à pré-escola

Gravidez e maternidade Saúde
23 de Maio, 2023
Maternidade: da pré-concepção à pré-escola

Nem todo mundo sabe, mas mulheres que desejam ter um filho em breve podem começar a adotar alguns hábitos desde já. Isso porque certos cuidados são fundamentais para garantir uma gestação tranquila para a mamãe e uma infância saudável para o pequeno, principalmente no que diz respeito à alimentação. Saiba mais:

Concepção e gestação

As tentantes e gestantes precisam dar uma atenção especial à alimentação. Afinal, uma nutrição adequada é capaz de auxiliar a fertilidade e aumentar a reserva de vitaminas e minerais no corpo, garantindo assim uma gravidez saudável e um parto seguro.

De acordo com a nutricionista Paula Tuffy, do Grupo Prontobaby, a dieta equilibrada também ajuda a prevenir certas patologias, como “pré-eclâmpsia, sobrepeso ou obesidade, diabetes gestacional, anemia, entre outras.”

Por isso, é muito importante que a futura mamãe tente manter um cardápio variado. Nessa fase, por exemplo, a ingestão de vegetais, frutas, legumes, grãos, proteínas magras e água deve ser muito priorizada. Por outro lado, itens como álcool, carnes e peixes crus, doces, ultraprocessados e outros produtos ricos em conservantes e corantes precisam ser evitados ou diminuídos¹.

Contudo, e mesmo com todos esses cuidados, é normal que haja a necessidade de suplementar alguns nutrientes. Afinal, nessa fase ocorre “o aumento das necessidades energéticas diárias, nas quais a mulher não consegue alcançar apenas com a dieta”, afirma a nutricionista.

Desse modo, Paula Tuffy explica que, no caso das tentantes, o ácido fólico pode ser indicado desde o planejamento da gravidez, uma vez que ele atua na prevenção de malformações no sistema nervoso central do feto. Já as gestantes geralmente precisam suplementar nutrientes como ferro, cálcio, vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina D.

Mas é sempre bom lembrar: o uso de suplementos não deve ser feito sem o acompanhamento de um médico ou nutricionista. Isso porque um profissional capacitado é capaz de levar em conta fatores como peso, idade e condição clínica na hora de indicar quando e como tomar cada vitamina. Ele também pode pedir exames físicos e de sangue para calcular as dosagens ideais.

Materna

Pensando em todas as fases da gestação, a Nestlé lançou a linha Materna. Cada suplemento é destinado a um período específico da maternidade, que começa na pré-concepção, passa pela gestação e vai até o pós-parto (quando as necessidades nutricionais também mudam, e é necessário um cuidado mais atento). Conheça os produtos!

*NÃO CONTÉM GLÚTEN

**NOTA IMPORTANTE: uma dieta bem equilibrada, durante a gravidez e após o parto, ajuda a manter um suprimento adequado de leite materno. Recomendamos que fale com o seu profissional de saúde antes de adicionar qualquer suplemento dietético à sua dieta durante a gravidez ou lactação.

Imunidade da criança

Depois que o bebê nasce, uma das grandes preocupações dos pais passa a ser a imunidade do filho. Afinal, o sistema imunológico é o responsável por proteger o corpo contra possíveis infecções (gripes, resfriados, dores de ouvido, viroses…), e parte dele vai se desenvolvendo e adaptando no decorrer da vida.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)², o sistema imunológico das crianças é considerado imaturo (principalmente até os dois anos). Desse modo, os cuidadores podem adotar hábitos para ajudar a proteger a saúde do pequeno. A médica pediatra Fernanda Fragoso, do Grupo Prontobaby, destaca alguns:

  • Evitar o uso de antibióticos durante a gravidez, a não ser que sejam imprescindíveis e recomendados por um especialista;
  • Dar preferência ao parto normal;
  • Deixar as vacinas em dia;
  • Oferecer exclusivamente leite materno durante os primeiros seis meses de vida;
  • Não restringir o contato do bebê com animais domésticos e com a natureza;
  • Escolher produtos de higiene pessoal sem substâncias tóxicas;
  • Lavar bem verduras, legumes e frutas;
  • Seguir as recomendações do pediatra para a adequada introdução alimentar.

Além disso, vale destacar o papel do intestino na imunidade. “Estima-se que aproximadamente 70% de todas as células do sistema imune estão ligadas ao trato gastrointestinal. Por esse motivo, o intestino age como um regulador da imunidade”, explica a médica.

Segundo a especialista, é no órgão que as vitaminas e os minerais são absorvidos. Sem contar que lá moram bactérias (a chamada microbiota) que produzem muco. Este, por sua vez, reveste as paredes intestinais, evitando a entrada de organismos causadores de doenças.

Nancare

Nancare é uma linha de suplementos pediátricos criada especialmente para bebês e crianças. Visa o cuidado e auxilia no bem-estar dos pequenos, entregando benefícios que contribuem para o desenvolvimento dos mesmos. Não deixe de conferir!

*NÃO CONTÉM GLÚTEN

**NOTA IMPORTANTE: NANCARE® não substitui o leite materno ou uma dieta balanceada. Antes de usar qualquer suplemento dietético, converse com seu profissional de saúde.

Crescimento infantil

Nada mais tranquilizador para um pai ou uma mãe do que saber que o seu filho está crescendo adequadamente, não é mesmo? Se você leva o pequeno ao pediatra com frequência, provavelmente já se deparou com a chamada curva de crescimento infantil. O gráfico nada mais é do que um instrumento criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)³ para acompanhar o desenvolvimento de crianças e adolescentes de 0 a 19 anos.

Com a ferramenta, é possível identificar problemas como desnutrição e baixa estatura. Assim, a partir do diagnóstico, o médico consegue entender as possíveis causas da condição, que podem ter relação, por exemplo, com a chamada dificuldade alimentar — recusa para comer, pouco apetite e desinteresse ou repulsa por certos alimentos.

Detectar a dificuldade alimentar é muito importante para tratá-la o quanto antes. Afinal, “a nutrição infantil adequada, rica em ferro, zinco e DHA, é vital. É a alimentação correta que vai proporcionar benefícios significativos no crescimento e no desenvolvimento do cérebro, órgão que atinge cerca de 85% de seu tamanho adulto até os três anos de idade”, conta a pediatra Fernanda Fragoso.

O DHA (ácido docosa-hexaenoico), por exemplo, é um dos nutrientes recomendados pela OMS¹, uma vez que auxilia na comunicação entre os neurônios e apoia importantes funções cognitivas, emocionais e físicas. Mas a médica conta que o consumo desse nutriente na dieta das famílias costuma ser baixo.

“Além dele, a vitamina D tem ação comprovada na mineralização óssea e na manutenção das taxas de cálcio no organismo. Portanto, uma das principais atribuições dessa vitamina para crianças é que ela ajuda a construir ossos fortes”, complementa.

Mas e como lidar com a dificuldade alimentar? A pediatra afirma que o primeiro passo é participar ativamente da vida dos filhos a fim de identificar o problema. “O tratamento precoce evita carências nutricionais, garantindo, assim, melhor prognóstico. E quando houver necessidade, é possível fazer uso de um suplemento alimentar infantil que supra essas necessidades.”

Ascenda

A linha de suplementos infantis da Nestlé visa trazer produtos com nutrientes que contribuem com o desenvolvimento e o crescimento saudável da criança. Ascenda(r): Suplemento nutricional com ingredientes que contribuem para: crescimento ideal (maior teor de proteína da categoria***, 28 vitaminas e minerais, alto teor de cálcio e vitamina D, fonte de fibras) e desenvolvimento cerebral (maior teor de DHA da categoria***, alto teor de ômega-3, alto teor de vitaminas C, B6, B12, ferro e zinco). Saiba mais.

*NÃO CONTÉM GLÚTEN

**NOTA IMPORTANTE: Uma boa alimentação é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento da criança. Consulte o pediatra do seu filho para saber mais sobre ASCENDA®.

***Comparativo de mercado realizado em setembro/2021 com produtos da mesma categoria.

Confira a linha completa de Materna, Nancare e Ascenda


Fontes:

  • Paula Tuffy, nutricionista do Grupo Prontobaby;
  • Fernanda Fragoso, médica pediatra do Grupo Prontobaby.

Referências:

Leia também:

insulina oral
Saúde

Insulina oral: Pesquisadores desenvolvem novo tratamento para diabetes

A nova versão se mostrou mais prática e deve gerar menos efeitos colaterais

Ivete Sangalo pneumonia
Saúde

Ivete Sangalo é internada com pneumonia. Entenda o quadro

A pneumonia é uma infecção respiratória que causa tosse com muco ou pus, febre e dificuldade respiratória

foto de uma caderneta de vacinação com uma seringa
Saúde

Caderneta de vacinação em dia ajuda a evitar surtos de doenças

Especialistas alertam que a vacinação é um pacto de saúde coletivo