Massagem relaxante pode até prevenir doenças: conheça os benefícios!
Que atire a primeira pedra a pessoa que não gostaria de receber uma massagem relaxante toda noite depois de um dia cansativo de trabalho.
Apesar de ser muito usada como uma forma de aliviar a tensão do dia a dia, essa técnica oferece benefícios que vão muito além de apenas uma sessão de relaxamento.
Leia também: Afinal, como devo lidar com o estresse do dia a dia?
De acordo com um estudo feito na Universidade de McMaster, do Canadá, uma massagem de apenas dez minutos é capaz de diminuir a inflamação nos músculos sem a utilização de remédios.
Além disso, segundo a massoterapeuta Patrícia Oliveira, a técnica também pode melhorar sintomas de problemas como estresse, enxaqueca e insônia.
Leia também: Massagem: saiba quais são os principais tipos e os benefícios de cada uma
Por que a massagem relaxante faz bem para a saúde?
Patrícia explica que, durante uma sessão de massagem relaxante, acontece a liberação dos hormônios do bem-estar responsáveis por funções vitais como o sono, o apetite e a felicidade, por exemplo.
“Além disso, a técnica também melhora a circulação linfática e do sangue, contribui com o melhor funcionamento do intestino e faz bem para a nutrição da pele”, diz a profissional.
Leia também: Drenagem linfática: saiba o que é, quais são os benefícios e como fazer em casa
Desta forma, a massagem é capaz de melhorar de forma considerável a qualidade de vida de uma pessoa por meio de mecanismos fisiológicos.
Veja, a seguir, alguns benefícios importantes da técnica para a saúde do corpo e da mente!
Leia também: Saiba como fazer uma massagem nos ombros e pescoço: veja o passo a passo
Benefícios da massagem relaxante
- Causa analgesia
O efeito ajuda a diminuir dores no corpo, deixando a pessoa menos agitada e ansiosa.
- Combate o estresse
O estresse pode levar a insônia, irritabilidade e ansiedade. Contudo, a liberação de serotonina e endorfina ajuda a promover a sensação de bem-estar e a melhorar o humor.
Leia também: Alimentos que ajudam a relaxar e que podem ser tão bons quanto uma massagem
- Dispensa alguns remédios
A massagem relaxante é um procedimento alternativo, sem o uso de remédios. Portanto, ela não gera efeitos colaterais, que é um fator determinante para muitas pessoas que decidem optar por esse tipo de solução.
“Quando não tiver indicação médica, é claro, é possível dispensar os medicamentos em determinados casos, de origem muscular, causados por estresse, ansiedade, dores de cabeça, entre outros”, diz Patrícia.
- Previne doenças
“Hoje, existem muitas técnicas e tipos de massagem que podem ajudar na prevenção e redução de sintomas causados por certas doenças já citadas, como a enxaqueca, a depressão e a ansiedade.”
Leia também: Afinal, enxaqueca é só dor de cabeça? Saiba quais são os outros sintomas deste problema
Tempo ideal de massagem
De acordo com a profissional, já é possível ter os benefícios da massagem relaxante com sessões de 30 a 40 minutos de duração, uma vez na semana, dependendo dos sintomas de cada pessoa. Ela explica:
“Uma sessão de massagem de 30 minutos é suficiente para auxiliar a liberação de todas as substâncias benéficas citadas.”
Leia também: Shiatsu: O que é, benefícios e porque você deveria fazer
Contraindicações
A massagem relaxante não é indicada para gestantes e, por isso, só deve ser feita depois de liberação médica.
Além disso, também é importante lembrar que qualquer pessoa deve procurar um médico e seguir as orientações dadas pelo profissional antes de buscar qualquer tipo de massagem para tratar algum quadro de saúde.
Fontes: Science Translational Medicine; Patrícia Oliveira, massaterapeuta no aplicativo Singu.