Marolo (araticum-do-Cerrado): Benefícios e como consumir
O marolo, também chamado de araticum-do-Cerrado, é uma fruta nativa do Cerrado, bioma tipicamente brasileiro, e é comum também em estados como Minas Gerais. É da mesma família que frutas como a biribá e a graviola, por isso são fisicamente parecidas.
Benefícios do marolo (araticum-do-Cerrado)
Previne a ação dos radicais livres
Os radicais livres são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele – resultado do estresse oxidativo. bem como podem causar a ocorrência de graves doenças, como certos tipos de câncer e o Alzheimer. Porém, o marolo, rico em antioxidantes, ajuda a prevenir o efeito dessas moléculas no organismo.
Leia também: Cagaita: Tudo sobre a fruta exótica do Cerrado
Imunidade forte
É também devido à abundância de antioxidantes e a presença de vitamina C em sua composição que a fruta ajuda a fortalecer a imunidade. Ou seja, auxilia na prevenção de doenças, assim tornando o corpo menos suscetível a infecções e inflamações de diversos tipos.
Combate a constipação
Além dos antioxidantes, também contém grande quantidade de fibras (2,4 g por unidade da fruta). As fibras, em resumo, auxiliam na digestão e facilitam o trânsito intestinal. Portanto, o consumo da fruta pode combater a constipação (prisão de ventre).
Ajuda no emagrecimento
Ainda, é uma fruta pouquíssimo calórica e que não contém gordura. Por isso, é uma boa opção para quem busca a perda de peso. Não só, sua riqueza em fibras ajuda a combater a sensação de inchaço abdominal e controla o apetite.
Músculos saudáveis
O marolo é uma boa fonte de proteínas, contendo cerca de 2,8 g por fruta. Dessa forma, beneficia a saúde dos músculos e pode auxiliar no ganho de massa magra, ou seja, na hipertrofia.
Leia também: Guavira (guabiroba): Conheça a fruta do Cerrado
Como consumir o marolo
- Polpa in natura
- Salada de frutas
- Sucos e vitaminas