Cagaita: Tudo sobre a fruta exótica do Cerrado

Alimentação Bem-estar
01 de Outubro, 2020
Cagaita: Tudo sobre a fruta exótica do Cerrado

A cagaita é uma fruta exótica brasileira, pequena, de cor amarela e polpa suculenta. Seu sabor é ácido e sua textura, macia. Ela é pouco calórica, rica em vitamina C, antioxidantes e fibras. Além de poder ser consumida in natura, é popularmente usada para fazer sorvetes, sucos, vitaminas e mais.

Benefícios da cagaita

Pele saudável e imunidade fortalecida

Sua abundância em vitamina C garante que a ação protetora da imunidade se mantenha fortalecida, melhor protegendo o corpo de doenças e inflamações. Não só, a ação anti-inflamatória da vitamina ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, pois ela combate os radicais livres – moléculas instáveis que provocam o estresse oxidativo.

Combate a prisão de ventre

Ainda, a polpa da cagaita é naturalmente laxante. Dessa forma, previne ou combate a prisão de ventre, ou seja, a constipação. Não só, suas propriedades são anti-diarreicas, portanto, podem ajudar em demais questões ligadas à digestão e ao funcionamento intestinal. No entanto, suas folhas podem ter o efeito contrário: causar constipação.

Ajuda no emagrecimento

Além de ser laxante, consequentemente aliviando a sensação de inchaço abdominal, a cagaita é pouco calórica. Portanto, pode ser incluída nas mais diversas dietas, inclusive aquelas que buscam a redução da ingestão de carboidratos, como a low carb.

Previne a anemia

Apesar de pouco calórico, é muito nutritiva. Entre suas propriedades nutricionais, é rica em ferro, um dos minerais mais importantes para o corpo e especialmente importante para o sangue, visto que sua deficiência pode levar à anemia – condição caracterizada pela falta de hemoglobina (glóbulos vermelhos). Portanto, consumir alimentos ricos em ferro, tal como a cagaita, é extremamente importante.

Ainda, outro mineral presente na fruta é o cálcio, essencial para a saúde óssea, garantindo a força dos ossos e prevenindo problemas como a osteoporose.

Leia mais: Anemia: Alimentos que ajudam a combater

Como consumir a cagaita

  • Sua polpa pode ser consumida ao natural (in natura)
  • Fabricação de geleias e compotas
  • Doces
  • Sucos

Leia também: Guavira (guabiroba): Conheça a fruta do Cerrado

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!