Como comer saudável e manter a dieta em um hotel?
Uma das melhores partes de uma viagem (principalmente se for para outra região do país ou do mundo) é conhecer a gastronomia local. E como não é sempre que isso acontece, muita gente abusa e enfia o pé na jaca com relação à alimentação. Se você não quer fazer parte desse grupo, veja dicas para manter a dieta no hotel ou na pousada:
Como manter a dieta no hotel: Café da manhã
No café da manhã do hotel, vale fazer uma refeição mais reforçada: afinal, você precisará de energia durante o dia para aguentar os passeios e as longas caminhadas. Isso significa encher a barriga de carboidratos refinados e calorias vazias? Não! Pelo contrário: o ideal é priorizar escolhas mais inteligentes:
- Proteínas: opte por uma boa fonte de proteína magra, ou seja, aquela que concentra menos gorduras — como ovos mexidos, iogurte natural e queijos brancos;
- Carboidratos: vale apostar em um carboidrato como o pãozinho, mas dê preferência às versões integrais;
- Frutas: na dúvida, vá de frutas variadas, que são ricas em vitaminas, minerais e fibras — estas últimas, boas para aumentar a saciedade;
- Bebidas: uma xícara de café, de chá ou de suco (todos sem açúcar);
- Evite: pães açucarados, bolachas recheadas, biscoitos, açúcar e embutidos (presunto, mortadela, bacon e salsicha, por exemplo).
Leia também: Café da manhã de hotel: Dicas para preparar o seu em casa!
Como manter a dieta no hotel: Almoço
No almoço, a lógica tende a ser a mesma. Escolha, dessa forma, uma fonte de proteína saudável (peixes, frutos do mar e frango sem pele costumam ser ótimas opções). Capriche também na salada e nos vegetais, porque além de garantirem diferentes nutrientes para o seu corpo, eles também contêm fibras.
Se você não resistir a um hambúrguer, por exemplo, troque a batata frita por palitinhos de cenoura. Se quiser ir para o lado mais oriental, evite preparos fritos (como tempurá e empanados).
Como manter a dieta no hotel: Jantar
Você pode seguir as dicas do almoço. Geralmente, é no jantar que pedimos mais drinks alcoólicos. Para evitar exageros nesse quesito, não esqueça de intercalar o álcool com a água e priorize as combinações menos calóricas: no lugar da caipirinha com açúcar ou da batida com leite condensado, por exemplo, escolha o gin com a tônica diet!
Leia também: Piores alimentos para comer antes de uma viagem de avião
Outras dicas
- Hidrate-se adequadamente;
- Não fique muitas horas sem comer, e prefira lanchinhos saudáveis;
- Tente deixar suas refeições bem coloridas;
- Priorize a comida de verdade!