Manteiga ou margarina: Qual a melhor opção?
Manteiga ou margarina? Em algum momento da vida, seja em casa, no supermercado ou restaurante, você já deve ter feito essa pergunta, pensado qual a melhor escolha quando o assunto é uma alimentação mais saudável.
O que é manteiga
É um produto derivado do leite, produzido em um processo que separa as gorduras sólidas do líquido, conhecido como leitelho.
Embora a manteiga também seja feita a partir do leite de outros mamíferos, como ovelhas, cabras e búfalos, a mais comum no dia a dia é a obtida do leite de vaca.
Devido à sua alta concentração de gordura, ela tem um sabor rico e textura cremosa.
O que é margarina
A margarina é um alimento altamente processado, projetado para parecer semelhante à manteiga na textura e no sabor. Ela é obtida por meio da hidrogenação parcial de óleos vegetais. Nesse processo, uma parte das gorduras insaturadas (mais saudáveis do que as saturadas) da receita se transforma em gordura trans.
Leia também: Manteiga ghee: Vale apostar nos seus benefícios?
Manteiga ou margarina. Qual escolher?
Embora a manteiga seja rica em calorias e gorduras, ela também contém uma variedade de nutrientes importantes. Por exemplo, é uma boa fonte de vitamina A, uma vitamina lipossolúvel necessária para a saúde da pele, função imunológica e visão saudável.
Também contém vitamina E, que é cardioprotetora e atua como antioxidante para proteger suas células contra danos causados por moléculas chamadas radicais livres.
Algumas marcas de margarina até podem conter alguns nutrientes amigáveis ao coração adicionados, mas ela geralmente contém gordura trans, que tem sido associada a um risco aumentado de doença cardíaca e outros problemas crônicos de saúde, além de ter um efeito nocivo sobre os níveis de colesterol e triglicérides no sangue.
Portanto, por ser produzida de forma natural e ser melhor digerida pelo corpo, a manteiga é uma opção mais saudável – desde que seja consumida com moderação – de uma a duas colheres de chá por dia é a medida ideal, combinadas com outras gorduras saudáveis, como azeite de oliva, nozes, sementes, óleo de coco, abacate e peixe gordo.