Maionese saudável: Como podemos substituí-la na alimentação
Certamente a maionese é um dos molhos mais famosos do mundo. Mas, o sucesso da receita depende de alguns fatores, como a proporção exata de ingredientes e a técnica para emulsionar o molho da maneira correta. Assim, a maionese caseira, sem adição de químicos, é fonte de gorduras boas e, para ser combinada com uma refeição saudável, basta consumi-la com moderação. Contudo, a versão industrializada está longe de ser uma maionese saudável. Pois, na maioria das vezes, é repleta de corantes, aditivos e gordura.
Mas, comer nosso lanche favorito em uma refeição pode ser ainda mais gostoso e saudável. Assim, confira algumas opções de pastas que substituam a maionese e outros condimentos do sanduba para deixá-lo saboroso e nutritivo.
Estas receitas também são perfeitas para passar no pão no café da manhã e em torradas. Além disso, se você segue uma dieta vegetariana ou vegana, essas dicas para uma maionese saudável vão agradar.
Maionese saudável: Como podemos substituí-la na alimentação
Tofupiry (maionese saudável de pasta de tofu)
O nome faz alusão ao estimado catupiry. Mas, é uma versão que tem o tofu como ingrediente principal. Ou seja, é mais proteica, natural, vegana e versátil, pois você pode usar o tempero que desejar para dar sabor ao tofu e criar o seu próprio tofupiry. Para prepará-lo, é muito simples.
Ingredientes
- 200 g de tofu soft (consistência mais mole)
- 3 colheres de sopa de chimichurri ou outro tempero de sua preferência
- Suco de ½ limão
- 1 dente de alho ou cebola bem picadinhos (opcional)
- Cebolinha (opcional)
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes em um processador até atingir uma textura cremosa. Armazene o tofupiry em um recipiente de vidro, de preferência, e guarde-o na geladeira. Contudo, consuma-o em até 3 dias.
Vai bem com: sanduíches, saladas, recheios de tortas, acompanhamento para passar em pães e torradas.
Guacamole
A clássica iguaria mexicana é superfácil de fazer e tem o abacate como destaque. Ou seja, o alimento é rico em gorduras monoinsaturadas, vitaminas B, C, K , fibras e potássio. Além disso, pode ter o seu toque pessoal, com temperos e ingredientes de sua preferência.
Ingredientes
- 1 abacate médio maduro
- Tomate inteiro picado
- 1 cebola pequena picada
- Pimentão amarelo pequeno picado (opcional)
- 1 colher (chá) de pimenta do reino (ou outra à sua escolha)
- Suco de ½ limão
- 1 colher rasa (sopa) de sal ou outro tempero favorito
Modo de preparo
Amasse o abacate com um garfo até que fique com uma textura cremosa, com pedaços pequenos. Mas, adicione os demais ingredientes e misture tudo. Por fim, guarde a guacamole em uma embalagem de vidro e prefira o consumo imediato.
Vai bem com: lanches diversos, pães, saladas, nachos caseiros.
Homus (pasta de grão-de-bico)
A pasta de origem árabe ganhou o coração do brasileiro e hoje faz parte do cardápio de muita gente. Assim, repleta de nutrientes, principalmente a proteína, cálcio e vitamina K, a receitinha é simples e excelente para dar mais sabor a lanches e petiscos variados.
Ingredientes
- 2 xícaras de grão-de-bico cozido
- 3 colheres (sopa) de pasta de gergelim (tahine)
- Suco de ½ limão
- Sal a gosto
- 1 dente de alho picadinho ou triturado
- Água filtrada para acertar a textura
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes, exceto a água, em um processador e bata-os. Se não tiver processador, pode utilizar um mixer. Adicione a água para calibrar a consistência, que deve ser cremosa e quase firme. Por fim, armazene em um recipiente de vidro na geladeira e consuma em até 3 dias.
Vai bem com: pães diversos, especialmente o sírio, torradas, lanches e recheios de tortas.
Maionese saudável de coalhada seca
Com apenas dois ingredientes e pouco mais de 30 minutos, é possível preparar uma coalhada seca perfeita como acompanhamento. Além disso, possui todos os benefícios do leite: rica em cálcio, proteína e vitamina B.
Ingredientes
Modo de preparo
Aqueça o leite em uma panela até 60 ºC. Retire-a do fogo e adicione 3 colheres (sopa) de vinagre de maçã ou de suco de limão. Leve a panela de volta ao fogo e aqueça novamente por mais ou menos 1 minuto, até a mistura coagular. Ou seja, transfira o conteúdo para uma peneira forrada com um pano limpo de trama mais fechada dentro de uma tigela alta e deixe escorrer por +/- 20 minutos. Mas, jogue fora o líquido que se formar na tigela, transfira a coalhada do pano para um pote com tampa e leve à geladeira por mais ou menos 10 minutos. Além disso, finalize com azeite ou adicione outro tempero de sua preferência.
Vai bem com: pães, torradas e sanduíches diversos.
Pasta de semente de girassol
Outro acompanhamento diferente e fácil de se preparar, essa pastinha é rica em magnésio e vitaminas A e E. Pois, é ótima opção para pessoas vegetarianas e veganas, pois não contém ingredientes de origem animal.
Ingredientes
- 200 g de semente de girassol descascada
- ½ limão
- Azeite, sal, pimenta, páprica a gosto
Modo de preparo
Cubra as sementes de girassol descascadas com água e deixe ferver por 5 minutos. Escorra a água, depois bata no processador ou liquidificador com ½ xícara de água quente, o suco do meio limão e o tempero. Além disso, bater até ficar lisinho e está pronto.
Vai bem com: pães e torradas diversas.
Maionese saudável de abacate
Semelhante à receita de guacamole, esta versão de maionese leva praticamente os mesmos ingredientes. Mas, com uma pequena alteração no modo de preparo.
Ingredientes
- 1 abacate
- Limão espremido
- Mostarda
- Azeite
- 1 dente de alho
- ¼ de cebola e cheiro verde
- Sal
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e depois armazene a maionese em um recipiente de vidro. Guarde na geladeira por três dias. Além disso, pode ser congelada.
Vai bem com: pães, sanduíches, nachos, saladas e torradas.
Fonte: Caroline Maretto, nutricionista graduada pela Unicamp, da clínica Aguilera, em São Paulo/SP.