Maçã escureceu? Saiba como evitar as manchas na fruta

Alimentação Bem-estar Casa
30 de Março, 2022
Maçã escureceu? Saiba como evitar as manchas na fruta

Uma porção de frutas sempre vai bem — seja no café da manhã, nas sobremesas, nos lanches da tarde e até na ceia! Uma das queridinhas dos brasileiros é a maçã, que além de ser saborosa, traz diversos benefícios para a saúde, como diminuição do risco de diabetes, prevenção do câncer e até combate à asma. Contudo, não é incomum a maçã ficar preta ou escurecida quando deixamos ela cortadinha na geladeira ou na marmita. 

A fruta acaba escurecendo devido a um processo denominado oxidação. Isso acontece porque a polpa do alimento entra em contato com o oxigênio, fazendo com que uma enzima presente na fruta sofra uma reação química e deixe a maçã marrom. Entretanto, é importante lembrar que consumir a fruta um pouco escura não causa nenhum problema para a saúde! De qualquer forma, se quer a maçã clara e sem manchinhas, algumas dicas podem ajudar. 

Leia também: Água de coco de caixinha é saudável? Prós e contras da bebida

Como evitar a maçã preta?

Água salgada

Essa forma de evitar que a maçã fique preta é prática, já que leva apenas dois ingredientes! São necessários apenas água e sal. Em um recipiente, misture meia colher de chá de sal para cada xícara de água. Em seguida, coloque as fatias de maçã e deixe entre 10 e 15 minutos. Após isso, basta escorrer e guardar em um recipiente hermético. A maçã ficará intacta por várias horas. E caso desejar, você pode lavar rapidamente em água corrente após a salmoura.

Limão na maçã preta

Usar o suco do limão é um dos métodos mais conhecidos para evitar que alimentos oxidem. Além dele, laranjas e outras frutas cítricas também cumprem a função por terem altos níveis de ácido ascórbico, reagindo mais rápido que o oxigênio. Portanto, para evitar que a maçã escureça, basta misturar uma colher de suco cítrico em um copo de água fria e deixar as fatias da fruta de molho por cinco minutos. 

Adoçante natural 

Uma opção doce e que evita a oxidação das maçãs é mergulhar a fruta em uma mistura de mel e água! Dessa forma, combine duas colheres de mel com uma xícara de água fria. Em seguida, coloque as fatias por cinco minutos e enxágue antes de comer. Além de evitar que a maçã fique preta, o líquido também deixa a fruta com um gosto mais adocicado.

Coloque na água

Por fim, uma maneira prática e mais simples é apenas mergulhar as maçãs na água. Desse modo, a maçã não escurece e fica fresca por mais tempo. Use água filtrada ou mineral e mantenha o recipiente na geladeira!

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas