Água de coco de caixinha é saudável? Prós e contras da bebida

Alimentação Bem-estar
30 de Março, 2022
Água de coco de caixinha é saudável? Prós e contras da bebida

Água de coco é sinônimo de praia, calor, sol e (por que não?) atividade física. Apesar de ser muito consumida no país, algumas pessoas podem ter dificuldade de encontrar a bebida natural, retirada diretamente do fruto redondo e verde. É por isso que alguns apostam, então, na água de coco de caixinha. Mas será que ela é saudável?

Água de coco de caixinha: vantagens e desvantagens

Desvantagem: pode conter substâncias adicionadas

Por ser um produto industrializado, a água de coco de caixinha pode ter recebido conservantes e estabilizantes para poder durar mais na prateleira. Além disso, algumas marcas também podem acrescentar à receita mais açúcar e sódio — com o intuito de realçar o sabor do líquido.

E o consumidor precisa ficar de olho até nas marcas que dizem ser 100% naturais: uma análise feita em 2017 pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) encontrou até 60% mais sódio e 36% mais potássio nas bebidas do que o informado no rótulo das embalagens.

Desvantagem: geralmente carrega menos nutrientes que a versão natural

Durante o processo de industrialização de algum alimento, há o risco de vitaminas e minerais serem perdidos. Isso vale também para as águas de coco de caixinha.

Vantagem: é melhor que refrigerante e sucos industrializados

Contudo, o líquido ainda é mais saudável do que os refrigerantes e os sucos prontos encontrados no mercado, que geralmente concentram doses exageradas de açúcar e poucos (ou mesmo nenhum) nutrientes.

Vantagem da água de coco de caixinha: hidrata

A água de coco contribui para a hidratação do corpo. Mas não para por aí: ela também ajuda a repor os eletrólitos perdidos na transpiração durante o exercício físico. Por esses motivos, ela é uma ótima opção para o pós-treino.

Vantagem: amiga do intestino

Para quem sofre com a prisão de ventre, a bebida ajuda a deixar as fezes menos secas, fazendo com que elas passem pelo trato intestinal com mais facilidade.

Por outro lado, pessoas que apresentam quadros de diarreia ou intoxicação alimentar também podem se beneficiar do consumo dela. Afinal, ela contribui para a reposição de líquidos.

Vantagem da água de coco de caixinha: previne cãibras

Potássio, cálcio e magnésio são sais minerais presentes na água de coco que combatem e previnem cãibras e dores musculares.

Leia também: Comer fast-food sem engordar: influenciadora compartilha dica inusitada

Vitória da água de coco de caixinha: 4 vantagens vs. 2 desvantagens!

Analisando os prós e os contras da água de coco de caixinha, dá para perceber que ela traz mais vantagens do que desvantagens para a nossa saúde. Contudo, tente priorizar a versão natural sempre que der.

Além disso, na hora de comprar a sua no mercado, opte por marcas que não adicionam tantos ingredientes desnecessários ao produto.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina