Vai limpar o banheiro? Guia completo de higiene e limpeza do ambiente

1 de abril, 2022

Limpar o banheiro pode ser uma tarefa bem chata, mas, sem dúvidas, é essencial para manter a higiene do ambiente em dia! Afinal, por ser um local úmido e lugar que abriga a privada, ele acumula muitos micro-organismos e bactérias. Confira, então, um guia completo de como limpar o banheiro de forma eficiente!

De acordo com a personal organizer Juçara, para limpar a privada corretamente, o ideal é fazer uma limpeza simples todos os dias e uma mais profunda uma vez na semana. Na limpeza diária, despeje desinfetante na borda interna, esfregue com a escova sanitária e dê a descargas. Para a tampa e o assento, use um pano de microfibra com um pouco de desinfetante e esfregue.

Já na limpeza semanal, ela indica despejar água sanitária ou desinfetante por toda a parte interna do vaso e deixar agir por alguns minutos. Logo após, lave a tampa, o assento e a parte externa do vaso com uma mistura de água e detergente. Use a parte macia da esponja aqui. Enxágue e seque. Por fim, passe um pano de microfibra com um pouco de desinfetante na tampa e no assento e use uma escova sanitária para esfregar o interior do vaso.

Leia também: Como desinfetar esponjas para evitar contaminação

Como limpar a pia e os pisos do banheiro

“A pia do banheiro é muito utilizada no dia a dia e também pode conter bactérias. Então, sempre que possível, lave com água e sabão usando uma esponja exclusiva para a pia. Seque bem e finalize passando um pano de microfibra com desinfetante. Para manter a pia sempre limpa, enxágue-a após cada uso. Se você notar alguma sujeira na pia após usá-la, abra a torneira. Passe um papel ou pano para secar a bancada”, indica. 

A personal organizer diz que o melhor produto para pisos acetinados e polidos é o detergente neutro. O saponáceo cremoso também pode ser usado para a remoção de sujeiras profundas. Segundo Monco, o vinagre branco também é ótimo aliado na hora de limpar os azulejos. Misture a mesma quantidade de água e vinagre e coloque em um borrifador.

Como limpar box do banheiro?

Para limpar o box do banheiro, escolha uma esponja ou um pano macio para não arranhar o vidro. Aqui, o básico funciona: detergente neutro. O bicarbonato de sódio também pode ser usado, contudo, cuidado com produtos abrasivos, que podem alterar a superfície do box. Coloque, em um recipiente, uma colher de álcool, uma colher cheia de bicarbonato de sódio, uma xícara de vinagre e uma xícara de água morna.

“Para limpar o box com sujeira, como gordura de shampoo e condicionador, pode utilizar uma bucha macia, com detergente neutro e água morna. Realize a limpeza semanalmente, assim, não terá uma sujidade incrustada. Seque com pano macio. Esse passo é fundamental para deixar o seu box sem manchas”, sugere Monaco.

Desentupindo pias e privadas 

A dica é deixar toda a água da pia escoar. Logo após, despeje 300g de bicarbonato de sódio no ralo. Em seguida, jogue 1/2 xícara de chá de vinagre branco. Tampe completamente o ralo e deixe agir por 30 minutos. Depois, despeje de uma vez 1 litro de água fervendo.

“Se a água do vaso sanitário estiver baixa, jogue quatro colheres de sopa de detergente, um litro de água fervendo e aguarde 20 minutos. Depois, pode dar descarga normalmente.

Por outro lado, se a água do vaso estiver transbordando, espere baixar um pouco o nível da água, coloque 1/2 copo de bicarbonato de sódio com 1/2 copo de vinagre. Espere agir por 30 minutos e despeje um litro de água fervendo. Logo após, pode dar descarga normalmente”, diz.

Monaco diz que, mesmo que pareça uma tarefa simples, a forma como se limpa o ambiente influencia na eficiência dessa limpeza.A profissional listou alguns erros comuns que as pessoas cometem na hora de limpar o banheiro:

Tempo de ação do desinfetante e usar muito produto 

É importante respeitar o tempo de ação dos desinfetantes. Por isso, ler as instruções do fabricante é o caminho! Caso contrário, o produto pode não ter o efeito esperado. 

“Usar muito produto só dificulta ainda mais o trabalho. Porque quanto mais produto você utilizar, mais vezes você terá que passar o pano molhado para tirar tudo da superfície. Podem danificar as estruturas e causar danos à saúde”, ressalta Monaco sobre o uso dos produtos químicos. 

Usar a mesma esponja para limpar o banheiro todo

Um erro bem grave, mas muito cometido, é usar a mesma esponja para várias finalidades. A esponja é absorvente, por isso, bactérias e micro-organismos conseguem viver por muito tempo no item, especialmente quando ele está molhado. 

O ideal é escolher uma esponja para cada finalidade e deixá-las secando ao sol depois do uso. No interior do vaso sanitário, por exemplo, opte por uma escova higiênica no lugar da esponja. 

Não limpar a borda do vaso sanitário 

Ela também merece um cuidado especial! Monaco afirma que é muito importante limpar bem essa área. Por fim, use uma escova de dentes velha e esfregue com um produto desinfetante.

Ignorar locais altos

Não se deve ignorar as partes altas das paredes do banheiro! Passe um pano para a limpeza. Se precisar, use um rodo ou uma vassoura. Além disso, não secar o piso e as paredes também é um erro bem comum. As gotas que ficam nos azulejos podem deixar marcas difíceis de sair depois. 

Por fim, Monaco ressalta que cada superfície precisa de um tratamento diferente. Usar o mesmo produto em locais distintos pode prejudicar aquele material. 

“Para evitar acumular sujeiras muito profundas, uma ideia é deixar produtos de limpeza à mão, seja em uma caixinha, ou um cestinho dentro do armário do banheiro”, completa. 

Fonte: Juçara Monaco, personal organizer. 

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.