Como lavar e desinfetar as pias de casa: 4 dicas baratas

Bem-estar Casa
04 de Março, 2022
Como lavar e desinfetar as pias de casa: 4 dicas baratas

Manter a higiene da casa em dia é importante não só para a organização, mas também para a saúde de quem vive no ambiente. Assim, algumas dicas de como lavar e desinfetar as pias podem ajudar.

As pias são os lugares onde a proliferação e o acúmulo de bactérias mais acontecem, justamente por ficarem úmidos com frequência. Por isso, as pias da cozinha, do banheiro, do lavabo e da lavanderia precisam de um tratamento especial na hora da higienização. Confira como:

Como lavar e desinfetar as pias com sabão

O jeito mais prático é aproveitar o sabão na hora da limpeza das louças e também desinfetar a pia. Porém, é importante que ele seja neutro. Para limpar as pias, basta diluir o sabão na água quente e passar a mistura na superfície. Em seguida, enxágue bem para retirar todos os resquícios do produto. Por fim, se quiser uma secagem mais rápida, use um pano seco.

Bicarbonato de sódio

Ele é o queridinho quando se trata de limpeza! Para lavar e desinfetar as pias, o poder desengordurante do bicarbonato de sódio faz com que qualquer resto de alimento saia com facilidade. Basta combinar algumas colheres do produto com água e esfregar em toda a superfície. Após isso, enxágue.

Como lavar e desfinfetar pias com limão

O limão também é uma fruta escolhida na hora de fazer a limpeza profunda de qualquer objeto. Isso porque ele remove a ferrugem que pode aparecer nas torneiras. Para isso, basta cortar um pedaço do alimento e esfregar na pia, passando a esponja em seguida. Enxágue bem após o processo.

Água sanitária

A água sanitária cumpre bem sua função. Neste caso, não esqueça de usar luvas! Espalhe um pouco do produto por toda a cuba e deixe agir por cerca de 20 minutos. Por fim, basta enxaguar muito bem!

Como limpar e desinfetar as pias de diferentes materiais

Para lavar e desinfetar as pias de aço e porcelana, é recomendado usar apenas sabão ou detergente neutro. Para dar brilho à superfície, produtos específicos para os materiais podem ser passados com uma flanela ou pano limpos.

Em pias de vidro, o cuidado é diferente, afinal, não é todo produto que pode ser passado no material. Contudo, é necessário desinfetar com limpadores de vidro ou uma mistura simples de água com vinagre. Por fim, basta enxaguar bem e secar com um pano seco.

Dica útil: Evitar o acúmulo de louça e sujeira na pia combate a proliferação de bactérias.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa