Como desinfetar esponjas para evitar contaminação

Bem-estar Casa
25 de Março, 2022
Como desinfetar esponjas para evitar contaminação

Você sabia que a sujeira da esponja de lavar louça causa problemas de saúde? De acordo com pesquisadores de Campinas (SP), o material de limpeza chega a acumular cerca de 680 milhões de fungos e bactérias, e oferece risco alto de contaminação. Saber como desinfetar esponjas, então, é ideal para evitar o problema.

Os restos de comida, combinados com a umidade da pia, podem causar diarreia, febre, vômito e outros incômodos. Por isso, é preciso manter o ambiente domiciliar sempre limpo e desinfetado. 

Lavar a esponja todos os dias com detergente é importante para a higiene, mas são necessárias outras medidas para se livrar dos micro-organismos. Veja dicas a seguir:

Leia também: Como fazer a manutenção correta dos purificadores de água

Como desinfetar esponjas no micro-ondas e na água quente

Mergulhe a esponja em um pote com água e aqueça no micro-ondas de 3 a 5 minutos. A água fervente elimina os micro-organismos indesejados e as sujeiras no material.

Outra opção é ferver o líquido em um recipiente e deixar o material de limpeza submerso por até 5 minutos. Depois, basta enxaguar e deixar secar totalmente.

Leia também: Quer um jardim mais organizado? Tenha um diário!

Vinagre

Lave a esponja com detergente para remover a gordura. Em seguida, separe um recipiente e acrescente de 2 a 3 dedos de vinagre de álcool. Deixe o produto de molho por 2 horas e enxágue ao final do processo.

Água sanitária

Dilua 1/2 xícara de água sanitária em um recipiente com 1 litro de água. Em seguida, deixe a esponja de molho no líquido de 10 a 15 minutos. Por fim, enxágue e deixe secar em local arejado.

Por fim, é importante lembrar que a vida útil do produto é de uma semana. Após o período, ela deve ser descartada, sem reutilização em outro local.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas