Leite desnatado é melhor do que integral?
Se você já comprou leite ou derivados no mercado, provavelmente ficou em dúvida sobre qual produto levar para casa: se o desnatado ou o integral. Além das diferenças no sabor e na textura, será que existem variações nutricionais?
Ana Cláudia Amemiya, nutricionista e professora de Nutrição da Estácio, diz que sim. “A diferença está no teor de gordura desses alimentos. Enquanto a versão integral tem, no mínimo, 3% de gordura, a versão desnatada tem 0,5% de gordura”, ela afirma.
Isso explica o gostinho mais neutro e a consistência mais líquida dos produtos desnatados. Além disso, a questão reflete, diretamente, na quantidade de calorias de cada um. Ou seja, o leite e o iogurte desnatados são menos calóricos do que os integrais, já que um 1g de gordura concentra 9 calorias.
Leia também: Entrar na piscina (ou no mar) depois de comer faz mal?
Isso quer dizer que o leite desnatado é mais saudável que o integral?
Ainda de acordo com a especialista, não necessariamente. “A gordura presente nesses alimentos garante saciedade, estimula a absorção de vitaminas e tem alto teor de vitamina D.”
É claro que há casos em que os desnatados serão mais interessantes, como para pessoas com perfil lipídico alterado (por exemplo, colesterol alto). De qualquer forma, procure a orientação de um nutricionista para descobrir a melhor opção para você!
Por fim, a especialista termina com uma boa dica na hora de comprar produtos industrializados. “Alimentos descritos como ‘zero’ ou ‘light’ não são necessariamente isentos de gordura. Esses produtos podem ser reduzidos em outros componentes, como açúcar”, finaliza.
Leia também: Felipe Neto recebe críticas por “ver calorias do que come”
Fonte: Ana Cláudia Amemiya, nutricionista e professora de Nutrição da Estácio.