Entrar na piscina (ou no mar) depois de comer faz mal?

Alimentação Bem-estar Saúde
28 de Novembro, 2022
Leticia Ramirez Naper de Souza
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 63183
Entrar na piscina (ou no mar) depois de comer faz mal?

Quem nunca ouviu da mãe e do pai (ou dos avós e dos tios) que não podemos entrar na piscina (ou no mar) depois de comer? O conselho geralmente vem acompanhado de histórias sobre acidentes envolvendo a prática — mas que geralmente nunca são comprovados.

Leia também: Água do mar: por que o cabelo fica ressecado?

Por isso, fica a dúvida: o perigo realmente existe? Quem responde é a nutricionista Marina Felicio, pós-graduanda em nutrição clínica funcional:

Entrar na piscina (ou no mar) depois de comer faz mal?

Para a especialista, tudo depende da quantidade de alimentos ingerida e do esforço que será feito dentro da água. “Se a refeição for em pequena quantidade, priorizando alimentos leves; e não houver esforço intenso, não irá causar problema algum”, ela diz.

Ou seja, comer um prato grande de feijoada e participar de uma prova de natação em seguida pode não ser legal.

“Devemos entender que, quando realizamos uma refeição, nosso organismo prioriza a digestão e há um maior fluxo sanguíneo no estômago. Quando praticamos um exercício (seja na água ou não), os músculos também precisam de mais sangue”, explica a nutri.

Desse modo, pode ocorrer um desequilíbrio na irrigação de sangue em várias partes do corpo, prejudicando a digestão. Aí, surgem problemas como mal-estar, tontura, perda de consciência, náuseas e vômito.

Assim, se a sua preocupação é descansar na beira da piscina depois de almoçar, pode ficar tranquilo. “Não existe problema em entrar na piscina após uma alimentação leve e sem a prática de exercícios físicos”, assegura Marina.

Contudo, as crianças exigem um cuidado redobrado. Isso porque elas acabam realizando muito esforço ao brincar dentro da água. Por isso, é interessante evitar deixá-las na piscina (ou no mar) logo após as grandes refeições. “Nesse caso, o recomendado é esperar pelo menos uma ou duas horas.”

Fonte: Marina Felicio, nutricionista pós-graduanda em nutrição clínica funcional.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá verde
Alimentação Bem-estar

Chá verde emagrece? Conheça os benefícios e como fazer

O chá verde é uma bebida produzida a partir da folha da Camellia sinensis, que é rica em compostos fenólicos, que atuam como antioxidantes

chá para dor de garganta
Alimentação Bem-estar Saúde

7 chás para dor de garganta (e como preparar)

Quando o assunto é garganta inflamada, uma prática comum é a preparação de bebidas quentes.

mulher tomando um comprimido na sala de casa
Bem-estar Sono

Dramin dá sono? Especialista explica riscos da automedicação

Um dos efeitos mais conhecidos do medicamento, especialista esclarece a ideia e fala por que ele não deve ser usado para tratar a insônia