Riscos da prática de exercícios físicos em ambientes poluídos

7 de maio, 2021

No geral, a poluição do ar é um dos maiores problemas das cidades grandes e traz diversas consequências à saúde. Incluindo doenças cardiovasculares e pulmonares obstrutivas, diabetes, hipertensão, entre outros. Mas você sabia que praticar exercícios físicos em lugares poluídos também é prejudicial?

Alguns estudos revelam que o nível de poluição é maior em ruas mais movimentadas. Dessa maneira, quanto mais você estiver longe das ruas, menor é a concentração de poluentes. Por exemplo, se você estiver pelo menos 100 metros a 400 metros de distância do fluxo maior de tráfego de veículos a exposição aos níveis de poluição é menor. 

De acordo com estudos publicados na revista The Lancet e pesquisas realizadas na USP, o risco de infarto aumenta duas vezes mais em uma cidade com o ar poluído. 

Ademais, a poluição também contribui para o aumento da incidência de bronquite crônica, baixo peso ao nascer, abortamento e câncer de pulmão.

Como os ambientes poluídos impactam o seu treino

Além do desenvolvimento das doenças citadas acima, a poluição também contribui para a diminuição dos músculos. Assim, a produção de energia é reduzida e a capacidade de realizar exercícios fica prejudicada. 

Isso porque quando respiramos as partículas dos poluentes (monóxido de carbono e outras substâncias) e elas chegam ao nível mais interno do pulmão, acabam ocupando o espaço do oxigênio que não foi absorvido puro. 

Dessa forma, as partículas contaminadas irão prejudicar a capacidade de absorção completa de oxigênio. Como consequência, atrapalha o treino pois o atleta necessita inalar ainda mais oxigênio durante a realização de atividades físicas.

Portanto, é necessário entender que a prática de exercícios físicos em ambientes com altos níveis de poluição prejudica não só a saúde, como a performance esportiva.

Dicas para treinar ao ar livre

  • Opte por correr nas primeiras horas da manhã ou à noite, quando geralmente há pouca concentração de gases poluentes;
  • Se não for possível evitar a poluição, prefira ambientes fechados onde há purificação do ar;
  • Se você for pedalar, correr ou caminhar ao ar livre, evite estar próximo a ruas ou avenidas com maior tráfego de ônibus, caminhões e elevado tráfego de veículos em geral. 

Leia também: Conheça a relação entre exercícios e saúde dos ossos

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.