Leite de camelo: Conheça os benefícios da bebida nada convencional

Alimentação Bem-estar
25 de Agosto, 2021
Leite de camelo: Conheça os benefícios da bebida nada convencional

Leite de camelo? Foi isso mesmo o que você leu. Apesar de nada comum aqui no Brasil, a bebida é consumida há mais de seis mil anos em lugares como o Oriente Médio e o norte da África, mas também teve sua produção aumentada em alguns outros lugares há alguns anos. Conheça, então, a história e as propriedades do líquido:

História do leite de camelo

O camelo é utilizado no Oriente Médio há milhares de anos para transporte e carga de objetos — do mesmo modo que o cavalo ou o boi em algumas regiões brasileiras. Por isso, é natural que a fabricação de produtos derivados do animal (como o leite de camelo) tenha começado por lá.

Hoje, por exemplo, a produção da bebida se concentra em países das regiões leste e norte da África. Contudo, o mercado parece estar expandindo: a Austrália, desde 2016, já possui inúmeras empresas voltadas para o alimento nada convencional.

Leia também: Chá de canela: Como a bebida ajuda a emagrecer

Benefícios do leite de camelo

Mas não é só porque o líquido é um tanto exótico que você deve experimentá-lo. Isso porque o leite de camelo possui inúmeros benefícios para a saúde. Confira:

1 – Rico em nutrientes

Quando se trata de calorias e de níveis de proteína e de carboidratos, o leite de camelo é bem parecido com o de vaca (integral). Contudo, ele contém menos gorduras saturadas, mais vitaminas C e B, mais cálcio, ferro e potássio.

Além disso, concentra boas doses de gorduras “boas”, como o ácido linoleico e os ácidos graxos insaturados — conhecidos por reforçarem a saúde do coração.

Meia xícara (120 ml) de leite de camelo possui:

  • 50 calorias;
  • Proteína: 3g;
  • Gordura: 3g;
  • Carboidratos: 5g;
  • Tiamina: 29% do valor diário recomendado;
  • Riboflavina: 8% do valor diário recomendado;
  • Cálcio: 16% do valor diário recomendado;
  • Potássio: 6% do valor diário recomendado;
  • Fósforo: 6% do valor diário recomendado;
  • Vitamina C: 5% do valor diário recomendado.

2 – Pode ser uma opção para intolerantes à lactose

A intolerância à lactose é uma condição comum causada por uma deficiência de lactase no organismo, a enzima necessária para digerir a lactose (açúcar presente no leite e derivados). Dessa forma, pode causar inchaço, diarreia e dor abdominal.

O leite de camelo contém menos lactose do que o leite de vaca, por isso, é uma boa opção para pessoas com essa condição. Um estudo realizado com 25 voluntários com intolerância à lactose descobriu que apenas dois deles tiveram reações alérgicas (ainda que leves) com a bebida.

Além do mais, o leite de camelo tem sido usado para tratar diarreia causada por rotavírus por centenas de anos. Isso porque a ciência acha que o leite é rico em anticorpos que ajudam a combater a doença, que ataca sobretudo crianças.

3 – Ajuda a tratar o diabetes

Isso porque pesquisas já demonstraram que o leite de camelo é capaz de reduzir a glicemia (taxa de açúcar no sangue) e melhorar a resistência à insulina em pessoas com diabetes tipo 1 e 2.

“Além disso, o leite de camelo ajudaria a diminuir os processos inflamatórios celulares associados ao diabetes do tipo 2, segundo sugere um estudo da Functional Foods in Health and Disease (FFHD). O estudo em questão se refere ao benefício desse tipo de leite pela presença de lipídeos capazes de dificultar o desenvolvimento de macrófagos (células encontradas na gordura abdominal do corpo), uma vez que o diabetes está relacionado diretamente à obesidade”, explica a nutricionista Dayse Paravidino. Contudo, a especialista afirma que mais estudos são necessários.

4 – Reforça a imunidade

O leite de camelo contém compostos que parecem combater vários organismos causadores de doenças. Os dois principais componentes ativos do alimento são a lactoferrina e as imunoglobulinas, proteínas que ajudam a proteger o sistema imunológico.

5 – Pode amenizar sintomas de doenças cerebrais e do autismo em crianças

Ele possui efeitos positivos em crianças com autismo, já demonstraram estudos.

Leia também: Água de cacto emagrece? Saiba como consumir

Onde comprar leite de camelo

Infelizmente, o leite de camelo ainda não é vendido aqui no Brasil. E mesmo na Austrália, onde a produção da bebida é expressiva, ele costuma ser bem caro: 10 a 15 dólares o litro (12 vezes mais caro que o leite de vaca).

Fonte: Dayse Paravidino, nutricionista (CRN4 -18100765), membro da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ASBRANMI).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

dieta do óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Dieta do óleo de coco: o que é, riscos e cardápio

Na prática, os benefícios da dieta do óleo de coco estão em sua ação no organismo. Saiba mais

mulher correndo na esteira da academia. Ela usa um véu na cabeça
Bem-estar Movimento

Qual cardio queima mais calorias? Especialista responde

Corrida, bike, natação… Você já se perguntou qual tipo de cardio queima mais calorias? Profissional de educação física responde