Leg press horizontal e vertical: entenda diferenças entre os aparelhos

Bem-estar Movimento
14 de Março, 2024
Leg press horizontal e vertical: entenda diferenças entre os aparelhos

Um aparelho que não costuma faltar no dia de treino de pernas é o leg press. Ele serve principalmente para fortalecer os músculos das pernas, incluindo quadríceps, isquiotibiais, glúteos e panturrilhas. No entanto, muita gente fica em dúvida na hora de fazer o exercício, afinal, muitas academias disponibilizam o leg press horizontal e o vertical. Qual é, então, a diferença entre eles?

Leia mais: Leg press: o que é, benefícios e como fazer

Leg press horizontal e vertical: diferenças

Existem duas máquinas de leg press disponíveis em academias: o leg press horizontal padrão e o leg press de 45 graus, com um assento que reclina em um ângulo enquanto suas pernas pressionam para cima na direção diagonal. O leg press imita o agachamento com barra. No entanto, o exercício causa menos impacto, já que ele reduz a força em seu núcleo, obrigando o corpo inteiro a trabalhar. A principal diferença entre o leg press horizontal e vertical está na posição do corpo durante o exercício. Veja:

Leg press horizontal (180 graus)

Para não confundir, lembre-se que o leg press horizontal leva esse nome por conta da posição em que você ficará ao realizar o exercício: deitado de costas, com os pés na plataforma e os joelhos flexionados.

O leg horizontal ativa mais o quadríceps e causa menos estresse nas articulações do joelho. No entanto, esse aparelho é ideal para iniciantes ou pessoas com problemas nas costas.

Como desvantagem, esse aparelho causa uma menor amplitude de movimento. Além disso, quando o assunto é o famoso bumbum na nuca, saiba que nesse aparelho a ativação é menor do que no leg press vertical. Pode, também, ser difícil para pessoas com pouca flexibilidade no quadril. Outra consideração é que o aparelho não permite cargas tão altas quanto o leg press 45 graus.

Leg press vertical (90 graus)

Para utilizar a versão vertical do leg press, você vai precisar se sentar com as costas apoiadas no banco e os pés na plataforma. Uma das maiores vantagens desse aparelho é que ele permite uma maior amplitude de movimento, bem como maior ativação do glúteo máximo. Além disso, diferentemente do leg press horizontal, permite cargas mais altas. Por isso, é ideal para quem busca maior desafio e desenvolvimento muscular.

Como desvantagem, o leg press vertical causa um estresse maior nas articulações do joelho. Além disso, pode ser difícil para pessoas com problemas nas costas. Por essa razão, não é recomendado para iniciantes.

Afinal, qual é o melhor?

A escolha entre o leg press horizontal e vertical depende de seus objetivos e necessidades. Se você busca um exercício que trabalhe principalmente o quadríceps e seja mais seguro para as articulações, o leg press horizontal é a melhor opção. Se você busca um exercício que trabalhe mais o glúteo máximo e permita cargas mais altas, o leg press vertical é a melhor opção. De todo modo, é importante consultar um profissional de educação física para determinar qual exercício é mais adequado para você.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Confira as principais causas da paralisia do sono e como tratar o problema
Bem-estar Sono

8 causas de paralisia do sono e como tratar

Você já sentiu a sensação de ter algo o prendendo a ponto de não conseguir acordar ou se mexer?

Entenda porque dormir mal pode afetar a mente e diminuir sua produtividade
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Como dormir mal afeta a mente e reduz a produtividade

Descubra como a falta de sono impacta diretamente a saúde mental e reduz a produtividade, afetando funções como memória, concentração e tomada de decisões

homem com esquizofrenia sentada em sofá com as mãos na cabeça.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia tem cura?

Sendo um distúrbio complexo, existem diversas questões sobre como é feito o tratamento de esquizofrenia e o prognóstico. Entenda mais!