Entenda por que devemos lavar as roupas novas antes de usá-las pela primeira vez
Uma compra de roupas novas, especialmente pela internet, gera aquela expectativa de provar as peças em casa para ver se realmente ficaram boas. Contudo, essa prática pode ser perigosa e causar danos à saúde. Isso porque antes de mesmo experimentar, é preciso lavar as roupas novas, sabia?
Leia também: Travesseiro deve ser lavado? Veja como cuidar do item
Mesmo que pareçam inofensivas, as roupas servem de abrigo para inúmeras bactérias, micro-organismos e até mesmo vírus, como o próprio coronavírus. Desse modo, se entram em contato com a pele, eles podem resultar em várias doenças dermatológicas. Eis algumas das doenças que podem ser contraídas após o contato:
- Dermatite;
- Sarna;
- Problemas com pulgas e piolhos;
- Inflamações causadas por fungos.
Além disso, peças que passaram por tratamentos químicos mais pesados, seja para dar cor ou para firmar o material, também podem causar irritações sérias na pele.
Entretanto, prevenir é fácil, pois a maioria desses micro-organismos vão embora com as lavagens. Por isso, não abra mão de higienizar bem as peças novas! Lavar à mão, na máquina e especialmente com água quente faz com que todos esses bichinhos sejam eliminados. Caso as irritações apareçam, procure um médico.
Entendendo mais sobre os riscos de não lavar as roupas novas
A dermatite causa reações na pele, deixando a região avermelhada, com coceiras, bolhas e também descamação. Ela pode aparecer em qualquer idade e não é contagiosa. A dermatite tem algumas variações, por isso, é importante consultar um profissional para saber como tratar corretamente.
A sarna é mais conhecida em cachorros e gatos, mas ela também pode aparecer em humanos! A doença de pele é causada por um ácaro bem pequeno, que entra na pele e causa coceira. É contagiosa e se espalha facilmente. O tratamento geralmente é feito com medicamentos orais ou pomadas.
Já as pulgas e os piolhos também são contagios. São pequenos insetos que causam coceira intensa, especialmente no couro cabeludo! Os tratamentos são vendidos em farmácias e o diagnóstico é normalmente feito em casa, mas, em casos graves, são necessários internação do paciente e acompanhamento médico.
Por fim, várias inflamações podem ser causadas por fungos, sendo algumas delas a candidíase, a meningite fúngica e até a histoplasmose. Como são várias as possibilidades, é preciso ajuda médica para saber os tratamentos e os riscos à saúde.