Devo lavar frutas e vegetais com algo além de água?
É muito comum uma dúvida aparecer na hora de higienizar os alimentos: devo lavar frutas e vegetais com algo além de água por causa do coronavírus? Parte essencial de uma alimentação saudável e segura, especialmente em tempos de COVID-19, é saber como higienizar as frutas, legumes e verduras para consumo.
Assim, é graças à boa higienização que é possível prevenir contaminações, intoxicações e até problemas mais sérios, como doenças relacionados ao consumo impróprio de alimentos.
Leia mais: Como higienizar frutas e vegetais
Afinal, devo lavar frutas e vegetais com algo além de água?
A maioria os profissionais da saúde que concorda que frutas e vegetais requerem apenas água para higienizá-los eficazmente. Portanto, antes de consumir esses alimentos não há motivos para ensaboá-los ou mesmo usar produtos como vinagre. Assim, água corrente gelada é uma maneira eficaz de lavar alimentos frescos.
Contudo, diante da pandemia pela qual estamos passando, todo cuidado é pouco. Mas, segundo a Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos (EFSA) nos surtos anteriores causados por outros tipos de coronavírus (Sars-CoV e Mers-CoV), não houve transmissão pelos alimentos. Assim, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não há razão para pensar que isso venha a acontecer com a Covid-19.
Entretanto, para quem quer aumentar os cuidados, a recomendação da OMS é lavar e desinfetar em solução clorada. Caso quiser, use 10 ml de hipoclorito de cloro para cada litro de água e mantenha os alimentos imersos de 10 a 30 minutos nesta solução. Depois, enxágue em água corrente e seque bem com papel-toalha ou pano de prato limpos.
Contudo, antes mesmo de higienizar os alimentos é preciso se certificar de que suas mãos estão limpas. Pois, elas podem contaminar sua refeição caso não estejam devidamente higienizadas.
Leia também: Coronavírus: Como higienizar frutas e vegetais corretamente