Lavagem nasal infantil: conheça os benefícios desta técnica

Gravidez e maternidade Saúde
20 de Junho, 2022
Lavagem nasal infantil: conheça os benefícios desta técnica

Mais do que ajudar no tratamento de doenças respiratórias, a lavagem nasal infantil é um recurso importante na prevenção contra elas. De acordo com a otorrino pediatra Maura Neves, a técnica melhora a respiração dos pequenos, além de auxiliar na remoção de agentes nocivos inalados diariamente.

“Ao serem inspirados, vírus, bactérias, poeira domiciliar e ácaros entram e ficam presos no muco nasal, primeira barreira de defesa do nariz. No entanto, quando estes agentes o ultrapassam e há contato com a mucosa nasal, geram-se, então, as infecções e alergias”, detalha a especialista.

Portanto, a lavagem nasal tem como objetivo diminuir o tempo de contato destes agentes com o nariz. E, consequentemente, reduzir as chances de sintomas respiratórios que indicam possíveis doenças como resfriados, gripes e até mesmo quadros alérgicos.

Leia mais: Alergia, gripe ou resfriado? Conheça as principais diferenças entre eles

A lavagem nasal infantil deve ser feita com que frequência?

A indicação de quantas vezes a lavagem nasal infantil deve ser realizada varia de acordo com a realidade de cada crianças. No entanto, a otorrino pediatra dá um norte para as famílias que não sabem por onde começar.

Segundo Maura, recomenda-se que a técnica seja feita duas vezes por dia quando o intuito é proteger a criança de doenças respiratórias. No entanto, se ela já estiver doente e com congestão nasal, por exemplo, indica-se que a lavagem nasal seja realizada de quatro a seis vezes por dia para tratamento.

Leia mais: Bebê com nariz entupido: afinal, o que fazer e quando procurar um médico?

A quantidade ideal de soro fisiológico varia!

Esta limpeza do nariz dos pequenos deve ser feita com soro fisiológico, facilmente encontrado nas farmácias. Já o modo de colocá-la em prática varia, podendo ser feita com seringas, jatos contínuos e até mesmo sprays. “Portanto, o melhor método é aquele que a criança se adapta e aceita, especialmente quando falamos de lavagem nasal preventiva”, reforça a otorrino pediatra.

Já em relação a quantidade da solução salina indicada para a técnica, Maura esclarece que ela muda conforme o tamanho do trato respiratório infantil e também da sua necessidade. No entanto, em linhas gerais, a recomendação da especialista é:

  • Crianças pequenas (até três anos): de dois a três mililitros por narina;
  • Crianças maiores: de cinco a seis mililitros por narina;
  • Adultos: de dez a 20 mililitros por narina.

Leia mais: Resfriado em bebês: quais são os riscos e como tratar

Passo a passo: veja como fazer a lavagem nasal no seu filho

Segundo o otorrinolaringologista Fernando Balsalobre, o melhor local para fazer a lavagem nasal infantil é no banheiro. De frente para o espelho, o primeiro passo é pedir para o pequeno inclinar a cabeça para frente, de maneira que seu nariz aponte para o ralo da pia, e abrir a boca. Em seguida, com a seringa sem ponta em mãos, aplique a quantidade de soro indicada em cada narina.

Por fim, evite assoar o nariz dele. Limpe apenas o excesso com um lenço. “Ao entrar pelas cavidades, o líquido ajuda a eliminar impurezas, especialmente o excesso de muco que está acumulado por ali. A longo prazo, a prática ainda reduz a inflamação e o inchaço”, finaliza o especialista.

Fontes: Dra. Maura Neves, otorrino pediatra, especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e Dr. Fernando Balsalobre, otorrinolaringologista membro da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO).

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show