Kombucha para emagrecer? Como consumir a bebida
Você já viu produtos descritos como “kombucha” e não sabe exatamente o que é? Cada vez mais comum em lojas de produtos naturais, a bebida é resultado de chá (preto, verde, mate ou hibisco) fermentado com uma colônia de bactérias chamada de Scoby – do inglês Symbiotic Colony of Bacteria and Yeast (Colônia Simbiótica de Bactérias e Leveduras. Também conhecido como “o elixir da vida” é um probiótico que tem grandes benefícios para a saúde. Mas será que é possível usar kombucha para emagrecer?
Os probióticos são micro-organismos vivos que melhoram a saúde geral do corpo. As bactérias benéficas vivem no intestino e atuam na flora. Elas facilitam a absorção de nutrientes, ajudam a digestão e melhoram o sistema imunológico.
Como usar kombucha para emagrecer
Não existe milagre quando o assunto é emagrecer. É preciso aliar uma alimentação saudável com exercícios físicos. Mas, de acordo com vários estudos, as pessoas que bebem chá de kombucha regularmente conseguem potencializar a perda de peso mais facilmente.
Uma das principais bandeiras do kombucha é que o ácido glicurônico contido nele ajuda na desintoxicação do organismo e eliminação de toxinas. Além disso, o chá auxilia no funcionamento intestinal, absorção de nutrientes, aumento da imunidade, diminuição de alergia e intolerâncias alimentares.
Os probióticos podem incentivar a produção de leptina e insulina, hormônios relacionados à saciedade. Então é possível que você não sinta uma fome exagerada e reduza a alimentação naturalmente. O intestino é outro ponto importante, o equilíbrio de bactérias na região, o funcionamento adequado e a absorção de nutrientes ingeridos nas refeições ajudam ainda mais o organismo.
Kombucha ajuda ainda a inibir o armazenamento de gorduras no nosso corpo, por isso acelera o metabolismo e impede que as gorduras se acumulem em diferentes partes do corpo.
Como tudo é feito com ingredientes naturais, o refresco oferece qualidades probióticas, semelhantes àquelas encontradas em iogurtes e no kefir, que ajudam o funcionamento do intestino. Também é rico em vitaminas e nutrientes, e ainda conta com enzimas que auxiliam a digestão.
Quanto de kombucha posso consumir?
Quem deseja tomar kombucha para emagrecer precisa saber que a FDA (Food and Drug Administration) recomenda o consumo de no máximo 120ml por dia da bebida. É recomendado também, iniciar o consumo com doses menores e ir aumentando aos poucos até que o seu organismo se acostume. Quantidades acima do recomendado pode provocar distúrbios intestinais.
Leia também: Probióticos e prebióticos: Qual a diferença?