Kiwi: Benefícios da fruta que você precisa conhecer
Cada vez mais popular no Brasil, o kiwi não para de receber elogios dos estudos por seus efeitos na saúde. Além de saborosa, a fruta é nutritiva e fonte de vitaminas e minerais. Além disso, ajuda a combater a obesidade.
Versátil, o kiwi vai bem sozinho, em sucos, vitaminas, saladas, vinagretes, como acompanhante de carne bovina e de carneiro. Além disso, é rico em folato e fibras, além de conter poucas calorias – cerca de 62 em 100 gramas.
Uma das principais qualidades do alimento é a sua alta carga de antioxidantes, substâncias que combatem danos e o envelhecimento precoce das células. Assim, veja abaixo mais benefícios dessa iguaria:
Benefícios do kiwi
Combate a inflamação
Cerca de 20% da população da América Latina sofre de um problema digestivo que geralmente causa inflamação no estômago e barriga ao longo do dia. Kiwi contém a quantidade de fibra necessária para evitar desconforto e também contém actinidina, uma enzima que facilita a digestão das proteínas. Assim, previne a sensação de peso e inflamação após a ingestão.
Leia também: Benefícios da manga para a saúde
Kiwi proporciona vitalidade
Um estudo recente da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, mostra que consumir dois pedaços de kiwi diariamente ajuda a melhorar o humor. Além disso, a fruta contém mais que o dobro de vitamina C do que uma laranja. Pois, ajuda a ativar enzimas no corpo que desempenham um papel importante na regulação da energia metabólica, auxiliando para que a energia física e mental esteja em perfeitas condições.
Efeito anti-idade
Você já ouviu falar de polifenóis? São antioxidantes cuja principal função no corpo é combater os danos causados à pele através dos raios UV, poluição e a passagem da idade. Portanto, com os kiwis você vai conseguir uma pele luminosa.
Leia também: Vitamina C: Para que serve, como tomar e benefícios
Kiwi controla o apetite
Podemos consumir esta fruta como um lanche ou mesmo como uma sobremesa, e isso nos ajudará a ficar satisfeitos por muito mais tempo. Pois, é devido ao seu baixo índice glicêmico (IG). O IG é um sistema que ajuda nutricionistas a catalogar os alimentos de acordo com a velocidade com que o corpo absorve seu açúcar. Assim, varia de 1 a 100 e se o alimento está abaixo de 55 é mais recomendado para consumo, e o kiwi é 38.
Tem poucas calorias
Um kiwi tem menos de 50 calorias, e também contém um pouco mais de 2,5 gramas de fibras. Mas, se acrescentarmos que isso ajuda a controlar o sinal de saciedade devido ao seu baixo IG, podemos perceber que é um alimento maravilhoso para dietas de baixa caloria ou controle de peso.
É cardioprotetor
O Centro de Saúde La Alamedilla, na Espanha, comandou uma investigação com 1 469 voluntários. Assim, o estudo comprovou que aqueles que ingeriram ao menos uma unidade da fruta por semana tiveram elevação do colesterol bom (HDL) e melhor controle de triglicérides e moléculas atreladas a processos inflamatórios. Todos esses fatores estão ligados ao risco de problemas cardiovasculares.
Kiwi ajuda a regular o sono
Em uma experiência publicada recentemente, 24 sujeitos foram convidados a ingerir duas unidades da fruta uma hora antes de cair na cama. O experimento foi repetido durante quatro semanas. Resultado: melhora no padrão do sono do pessoal. Pois, o fato de o kiwi ser fonte de magnésio é uma das explicações para esse efeito.
Leia também: Alimentação intuitiva: O que é e como seguir
Tabela nutricional do kiwi
Conheça a tabela nutricional do kiwi aqui.