Kiwi: Benefícios da fruta que você precisa conhecer

Alimentação Bem-estar
27 de Agosto, 2019
Kiwi: Benefícios da fruta que você precisa conhecer

Cada vez mais popular no Brasil, o kiwi não para de receber elogios dos estudos por seus efeitos na saúde. Além de saborosa, a fruta é nutritiva e fonte de vitaminas e minerais. Além disso, ajuda a combater a obesidade. 

Versátil, o kiwi vai bem sozinho, em sucos, vitaminas, saladas, vinagretes, como acompanhante de carne bovina e de carneiro. Além disso, é rico em folato e fibras, além de conter poucas calorias – cerca de 62 em 100 gramas.

Uma das principais qualidades do alimento é a sua alta carga de antioxidantes, substâncias que combatem danos e o envelhecimento precoce das células. Assim, veja abaixo mais benefícios dessa iguaria:

Benefícios do kiwi

kiwi amarelo

Combate a inflamação 

Cerca de 20% da população da América Latina sofre de um problema digestivo que geralmente causa inflamação no estômago e barriga ao longo do dia. Kiwi contém a quantidade de fibra necessária para evitar desconforto e também contém actinidina, uma enzima que facilita a digestão das proteínas. Assim, previne a sensação de peso e inflamação após a ingestão.

Leia também: Benefícios da manga para a saúde

Kiwi proporciona vitalidade

Um estudo recente da Universidade de Otago, na Nova Zelândia,  mostra que consumir dois pedaços de kiwi diariamente ajuda a melhorar o humor. Além disso, a fruta contém mais que o dobro de vitamina C do que uma laranja. Pois, ajuda a ativar enzimas no corpo que desempenham um papel importante na regulação da energia metabólica, auxiliando para que a energia física e mental esteja em perfeitas condições.

Efeito anti-idade

Você já ouviu falar de polifenóis? São antioxidantes cuja principal função no corpo é combater os danos causados à pele através dos raios UV, poluição e a passagem da idade. Portanto, com os kiwis você vai conseguir uma pele luminosa. 

Leia também: Vitamina C: Para que serve, como tomar e benefícios

Kiwi controla o apetite

Podemos consumir esta fruta como um lanche ou mesmo como uma sobremesa, e isso nos ajudará a ficar satisfeitos por muito mais tempo. Pois, é devido ao seu baixo índice glicêmico (IG). O IG é um sistema que ajuda nutricionistas a catalogar os alimentos de acordo com a velocidade com que o corpo absorve seu açúcar. Assim, varia de 1 a 100 e se o alimento está abaixo de 55 é mais recomendado para consumo, e o kiwi é 38.

Tem poucas calorias

Um kiwi tem menos de 50 calorias, e também contém um pouco mais de 2,5 gramas de fibras. Mas, se acrescentarmos que isso ajuda a controlar o sinal de saciedade devido ao seu baixo IG, podemos perceber que é um alimento maravilhoso para dietas de baixa caloria ou controle de peso.

É cardioprotetor

 O Centro de Saúde La Alamedilla, na Espanha, comandou uma investigação com 1 469 voluntários. Assim, o estudo comprovou que aqueles que ingeriram ao menos uma unidade da fruta por semana tiveram elevação do colesterol bom (HDL) e melhor controle de triglicérides e moléculas atreladas a processos inflamatórios. Todos esses fatores estão ligados ao risco de problemas cardiovasculares.

Kiwi ajuda a regular o sono

Em uma experiência publicada recentemente, 24 sujeitos foram convidados a ingerir duas unidades da fruta uma hora antes de cair na cama. O experimento foi repetido durante quatro semanas. Resultado: melhora no padrão do sono do pessoal. Pois, o fato de o kiwi ser fonte de magnésio é uma das explicações para esse efeito.

Leia também: Alimentação intuitiva: O que é e como seguir

Tabela nutricional do kiwi

Conheça a tabela nutricional do kiwi aqui.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva