Kelp: O que é, benefícios e como consumir
Kelp é um tipo de alga comestível rica em nutrientes como o ferro, o fósforo, o cálcio, o zinco, o magnésio e o potássio, vitaminas, como a vitamina B12 e a vitamina B6, e aminoácidos. Por isso, seu consumo é uma tendência para o futuro e deve se tornar cada vez mais popular. Ainda, ela é parte da culinária japonesa há séculos.
Essas algas ajudam a proteger os ecossistemas costeiros, pois aliviam a acidificação dos oceanos.
Benefícios da kelp
Previne a anemia
Primeiramente, por ser fonte de ferro, kelp ajuda a previnir a anemia, uma vez que essa condição é causa pela falta de ferro no sangue. O mineral também é essencial para a saúde do metabolismo e seu funcionamento.
Leia também: Bons níveis de ferro no sangue podem retardar o envelhecimento
Melhora a qualidade do sono
Outro mineral presente na alga é o magnésio. Por isso, o consumo favorece a qualidade do sono, bem como previne doenças cardiovasculares e a diabetes, pois ajuda no controle a glicemia.
Leia mais: Magnésio e coração: Conheça os benefícios do mineral
Facilita a digestão
Além dos minerais, as fibras também fazem parte da composição da alga. Por isso, ajuda na digestão e facilita o trânsito intestinal. Assim, previne a prisão de ventre e ajuda a desinchar o corpo. Também, ela provoca maior sensação de saciedade. Ou seja, seu consumo ajuda no controle do apetite.
Ossos fortes
Não só, kelp é fonte de cálcio. Sendo assim, seu consumo favorece a saúde dos ossos e previne que eles fiquem fragilizados.
Leia também: Melhores alimentos para a saúde dos ossos
Como consumir kelp
- Em saladas
- Frita
- Incluída em sopas e caldos
- Sucos, vitaminas e smoothies