Jícama: Conheça os benefícios do alimento mexicano
No exterior, os adeptos de alimentação saudável têm idolatrado a jícama, o superalimento da vez. Conhecida também como batata-mexicana, pelenga ou nabo-mexicano, ela é um tubérculo originário do México. Mas, ainda um pouco difícil de ser achado no Brasil.
Porém, o aumento de seu consumo tem espalhado seu cultivo, a ponto de a Ásia tornar-se a maior produtora do mundo.
Sua carne é suculenta e crocante, com um sabor ligeiramente doce e lembranças maçã e oleaginosas. Com textura semelhante a uma pera, pode ser usada em pratos doces e salgados, crua ou cozida. Assim, depois de remover a casca, a polpa pode ser usada:
Leia também: 7 benefícios da batata-doce para a sua saúde
Benefícios da jícama
Rica em nutrientes
O tubérculo tem muitas vitaminas e minerais importantes. Além disso, uma quantidade significativa de fibras. Em 130 gramas do alimento é possível encontrar:
Calorias: 49
Carboidratos: 12 gramas
Proteína: 1 grama
Gorduras: 0,1 gramas
Fibra: 6,4 gramas
Vitamina C: 44% da ingestão diária recomendada (IDR)
Folato: 4% da IDR
Ferro: 4% da IDR
Magnésio: 4% da IDR
Potássio: 6% da IDR
Manganês: 4% da IDR
Porém, esse carboidrato é pobre em calorias e rico em fibras e água, tornando-o um alimento favorável à perda de peso.
Jícama é antioxidante
Jícama contém vários antioxidantes, que são compostos vegetais benéficos que ajudam a prevenir danos às células, combatendo os radicais livres, as moléculas que causam estresse oxidativo.
O estresse oxidativo tem sido associado a doenças crônicas, incluindo câncer e diabetes, por exemplo.
Propriedades cardioprotetoras
Oferece uma quantidade significativa de fibra alimentar solúvel. Assim, pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol. Também é fonte de potássio, que ajuda a baixar a pressão sanguínea.
Além disso, pode melhorar a circulação porque é abundante em ferro e cobre, ambos necessários para os glóbulos vermelhos saudáveis.
Ajuda na digestão
É fonte de fibras e água, que ajudam a aumentar a frequência dos movimentos intestinais. Ainda é rica em inulina, uma fibra prebiótica que pode ser usada pelas bactérias do corpo. Sendo assim, a ingestão de alimentos prebióticos promove o crescimento de tipos de bactérias que podem diminuir o risco de doenças crônicas, como problemas cardíacos ou renais.
Potencializa o emagrecimento
Jícama é rica em água e fibra. Por isso, promove saciedade e inibe a fome. Dessa forma, a fibra retarda a digestão, o que ajuda a impedir que os níveis de açúcar no sangue subam.
Leia também: Alimentos inibidores de apetite naturais