Jantar tarde faz mal? Veja 3 consequências para a saúde
É consenso que o que escolhemos comer é mais importante do que a hora na qual fazemos as refeições. Entretanto, isso não significa que os horários não tenham nenhum impacto na nossa saúde. Na verdade, algumas pesquisas já identificaram os melhores momentos do dia para comer determinados alimentos de acordo com cada objetivo. Agora, um novo estudo, publicado no Cell Metabolism, descobriu algumas consequências de pessoas com sobrepeso ou obesidade fazerem a última refeição em um horário avançado. Segundo os pesquisadores, jantar tarde faz mal para o corpo em termos de apetite, gasto de energia e alterações moleculares no tecido adiposo.
A pesquisa envolveu 16 participantes com sobrepeso ou obesidade. Os autores do estudo separaram dois horários de refeição diferentes. O jantar mais cedo acontecia às 17h, enquanto o outro era realizado 4 horas depois, às 21h. Lembrando que os alimentos e as quantidades eram os mesmos nas duas refeições, a única diferença era o horário.
Durante o estudo, os voluntários anotaram os níveis de fome que sentiam. Além disso, eles deram amostras de sangue e tiveram que medir a temperatura e o gasto de energia. Os pesquisadores também coletaram o tecido adiposo de alguns participantes.
Jantar tarde faz mal? Resultado do estudo
Por fim, percebeu-se uma relação entre jantar tarde e o risco de obesidade. Isso porque quando os participantes comeram às 21h, eles acordaram com mais fome no dia seguinte, tiveram uma baixa na queima de calorias e revelaram um aumento de gordura do tecido adiposo.
“Descobrimos que comer quatro horas depois faz uma diferença significativa em nossos níveis de fome, na maneira como queimamos calorias depois de comer e na maneira como armazenamos gordura”, explicou Nina Vujović, Ph.D, uma das autoras do estudo.
Melhor horário para jantar
Não existe uma hora específica para realizar a última refeição do dia, mas alguns dados podem ajudar a nortear e fazer com que você encaixe o jantar no horário mais adequado para sua rotina. Primeiramente, é importante entender que comer logo antes de dormir não é uma prática saudável. Isso porque, além de haver uma piora na qualidade do sono e na digestão, os hormônios de fome e saciedade podem ficar desregulados.
Além disso, para quem deseja emagrecer, jantar tarde faz mal. O ideal é comer 3 horas antes de ir deitar. Assim, o corpo consegue fazer a digestão de forma adequada e promove a cetogênese (quando o organismo adquire sua energia a partir da gordura corporal).
Por fim, outro estudo, publicado na revista científica Nutrients, revelou que as pessoas que não seguem um mesmo horário para comer têm mais chances de morrer por AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico em comparação com as que jantam cedo. Além disso, pessoas com sobrepeso e que seguem horários irregulares de refeição se mostram ainda mais vulneráveis a desenvolver outros tipo de AVC e condições cardiovasculares.
Leia também: Existe melhor hora de jantar para emagrecer? Especialista esclarece