Janaúba: Propriedades e benefícios da planta
A janaúba é uma planta também chamada de leiteira, janaguba, tiborna, jasmim-manga, pau santo e raivosa. Suas folhas possuem propriedades cicatrizantes e, por isso, beneficiam a saúde da pele. O látex extraído da planta é utilizado e conhecido regionalmente, principalmente nos estados da região Norte, como “leite de janaúba“.
Não só, ela pode ajudar no tratamento de furúnculos e problemas gastrointestinais. Além disso, a planta é rica em vitamina C, vitaminas do complexo B e minerais como cálcio e potássio.
Leia também: Acônito: Propriedades e benefícios da flor azul
Benefícios da janaúba
Melhora a digestão
A janaúba é uma planta que beneficia em especial a digestão. Sendo assim, seu consumo pode evitar a constipação (prisão de ventre) e combater infecções intestinais causadas por vermes – ela também é naturalmente vermífuga.
Leia mais: Colite ulcerativa: Alimentos indicados para quem sofre da doença
Pele saudável
Além disso, ela é usada no tratamento de furúnculos – caroços cheio de pus e geralmente doloridos que surgem sob a pele como resultado da inflamação e infecção de folículos pilosos (estrutura do pelo).
Leia também: Vitamina B3 pode reduzir risco de câncer de pele
Alivia dores no estômago
A planta é indicada no tratamento de problemas que afetam o estômago, especialmente gastrite e úlcera. Elas podem provocar feridas na parede ou no estômago, ou no esôfago ou no duodeno com maior profundidade, causando dores e desconforto ainda mais intensos.
Fortalece a imunidade
Ainda, ela garante o fortalecimento do sistema imunológico, ou seja, da imunidade. Assim, seu consumo pode diminuir o risco de que doenças inflamatórias e infecções prejudiquem o organismo.
Como utilizar a janaúba e contraindicações
- A parte da janaúba que é utilizada é o seu látex, que é extraído do tronco da planta. Quando diluído em água, obtém-se o leite de janaúba – utilizado via oral, em compressas ou duchas.
A princípio, não há contraindicações para o uso do leite de janaúba. No entanto, é sempre recomendável consultar um médico especialista antes de colocar qualquer erva medicinal na rotina.