Quer um intestino saudável? Evite esses alimentos

Alimentação Bem-estar
17 de Abril, 2020
Quer um intestino saudável? Evite esses alimentos

Quem não quer um intestino saudável? O equilíbrio do intestino é fundamental para que o organismo funcione bem e absorva os nutrientes que você precisa. Portanto, para evitar desconfortos, é preciso, entre outras medidas, evitar alguns alimentos que deixam o órgão fraco e permeável, gerando um quadro inflamatório que é a origem de problemas como aumento da gordura visceral, obesidade e resistência à insulina.

As bactérias que habitam o intestino humano, ou microbiota, como é chamado o conjunto delas, têm um papel fundamental para a nossa sobrevivência. Aliás, quanto mais espécies uma pessoa tem, melhor é, já que com menos bactérias, a absorção de fibras diminui e a massa corporal aumenta.

Problemas digestivos costumam estar ligados a um desequilíbrio de bactérias no intestino. Esse delicado equilíbrio pode ser alterado pelo estilo de vida, exercício e uso de antibióticos (entre muitas outras questões). Mas, a dieta é uma das melhores e mais eficazes maneiras de melhorar nosso microbioma.

Intestino saudável: Alimentos para evitar

Açúcar

Não é preciso cortar o açúcar por completo da sua dieta, a menos que haja uma recomendação médica para isso. Entretanto, é sabido que reduzir o consumo de açúcar pode beneficiar muito a saúde intestinal. Principalmente pelos efeitos prejudiciais às bactérias e inflamações intestinais.

Leia mais: Você conhece os efeitos do açúcar no seu corpo?

Carne

O consumo excessivo de carne pode ser muito prejudicial para o intestino, inclusive provocando a constipação. Além disso, o ideal para qualquer dieta é que ela seja composta em sua maioria por folhas, verduras e vegetais, além dos grãos e cereais. A carne, portanto, deve ser um acompanhamento, não a base da dieta. Nesse sentido, se a dieta for majoritariamente composta por carnes, é possível que o corpo não adquirida quantidade suficiente de fibras e prebióticos necessários para a digestão e para a plena saúde do intestino.

Leia também: Maneiras de consumir proteína sem precisar comer carne

Derivados do leite

Queijos e demais derivados do leite (iogurtes, manteiga, sorvete ) podem ser pouco amigáveis para a saúde do intestino. A razão para isso é que eles podem causar inchaço e até mesmo atrapalhar a digestão. Além disso, podem acarretar processos inflamatórios, assim afetando também o sistema imunológico.

Vegetais não-orgânicos

Os alimentos orgânicos não são de fácil acesso para todos. Entretanto, se possível, seu consumo é indicado, pois substâncias como pesticidas e agrotóxicos encontrados nesses alimentos também são maléficos para a saúde intestinal.

Leia mais: O que são alimentos orgânicos e por que são uma boa escolha

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra