Quer um intestino saudável? Evite esses alimentos

Alimentação Bem-estar
17 de Abril, 2020
Quer um intestino saudável? Evite esses alimentos

Quem não quer um intestino saudável? O equilíbrio do intestino é fundamental para que o organismo funcione bem e absorva os nutrientes que você precisa. Portanto, para evitar desconfortos, é preciso, entre outras medidas, evitar alguns alimentos que deixam o órgão fraco e permeável, gerando um quadro inflamatório que é a origem de problemas como aumento da gordura visceral, obesidade e resistência à insulina.

As bactérias que habitam o intestino humano, ou microbiota, como é chamado o conjunto delas, têm um papel fundamental para a nossa sobrevivência. Aliás, quanto mais espécies uma pessoa tem, melhor é, já que com menos bactérias, a absorção de fibras diminui e a massa corporal aumenta.

Problemas digestivos costumam estar ligados a um desequilíbrio de bactérias no intestino. Esse delicado equilíbrio pode ser alterado pelo estilo de vida, exercício e uso de antibióticos (entre muitas outras questões). Mas, a dieta é uma das melhores e mais eficazes maneiras de melhorar nosso microbioma.

Intestino saudável: Alimentos para evitar

Açúcar

Não é preciso cortar o açúcar por completo da sua dieta, a menos que haja uma recomendação médica para isso. Entretanto, é sabido que reduzir o consumo de açúcar pode beneficiar muito a saúde intestinal. Principalmente pelos efeitos prejudiciais às bactérias e inflamações intestinais.

Leia mais: Você conhece os efeitos do açúcar no seu corpo?

Carne

O consumo excessivo de carne pode ser muito prejudicial para o intestino, inclusive provocando a constipação. Além disso, o ideal para qualquer dieta é que ela seja composta em sua maioria por folhas, verduras e vegetais, além dos grãos e cereais. A carne, portanto, deve ser um acompanhamento, não a base da dieta. Nesse sentido, se a dieta for majoritariamente composta por carnes, é possível que o corpo não adquirida quantidade suficiente de fibras e prebióticos necessários para a digestão e para a plena saúde do intestino.

Leia também: Maneiras de consumir proteína sem precisar comer carne

Derivados do leite

Queijos e demais derivados do leite (iogurtes, manteiga, sorvete ) podem ser pouco amigáveis para a saúde do intestino. A razão para isso é que eles podem causar inchaço e até mesmo atrapalhar a digestão. Além disso, podem acarretar processos inflamatórios, assim afetando também o sistema imunológico.

Vegetais não-orgânicos

Os alimentos orgânicos não são de fácil acesso para todos. Entretanto, se possível, seu consumo é indicado, pois substâncias como pesticidas e agrotóxicos encontrados nesses alimentos também são maléficos para a saúde intestinal.

Leia mais: O que são alimentos orgânicos e por que são uma boa escolha

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva