Estudante brasileira cria sorvete mais saudável

28 de fevereiro, 2020

Uma estudante da Universidade de São Paulo (USP), no campus localizado no município de Piracicaba, foi responsável pela criação de um sorvete mais saudável. Como é feito? A partir da cera de carnaúba.

O sorvete mais saudável é brasileiro

A aluna Rafaela Airoldi, bacharela em Ciências dos Alimentos, é integrante de um projeto que visa criar uma opção mais saudável e natural da sobremesa tão querida. Assim, buscou-se originar uma opção com sabor, aroma e textura similares às versões já conhecidas (e amadas) do doce gelado. 

Leia mais: 6 receitas saudáveis para quando bater vontade de comer doce

Como o sorvete saudável foi feito?

A técnica responsável pela criação do tal sorvete saudável consiste em uma estruturação de óleos vegetais. Com isso, Rafaela, bem como os demais cientistas participantes do projeto ambicioso, fizeram uso de uma técnica de estruturação de óleos e gorduras, com a intenção de desenvolver o óleogel, que é aplicado para a formulação de alimentos, juntamente ao óleo vegetal e a cera de carnaúba. 

Portanto, com essa técnica, é possível tornar um óleo vegetal, que é líquido em temperatura ambiente, em uma gordura sólida, sem que haja alterações químicas no óleo.

“Em 2018, a Food and Drug Administration, órgão que regulamenta e controla os alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, baniu o uso de gorduras trans e as parcialmente hidrogenadas das formulações de alimentos e isso é uma tendência a ser seguida no Brasil”, conta Rafaela Airoldi. Em razão disso, pesquisadores estudam formas de substituir gorduras trans e hidrogenadas utilizando outras mais saudáveis, já que o consumo de gorduras hidrogenadas e saturadas está diretamente ligado a doenças cardíacas.

Vantagens da versão saudável 

  • Menos gordurosa;
  • É vegana;
  • Sabor agradável de baunilha;
  • Possui sabor, aroma e textura similares a outra versão ;
  • A produção é acessível e barata.

Leia também: Banana Blue Java: A fruta que tem gosto de sorvete

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo