Por que ficamos com o intestino preso ao fazer dieta?

Alimentação Bem-estar
06 de Dezembro, 2022
Livia Yume Tanizaki
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 45492
Por que ficamos com o intestino preso ao fazer dieta?

Já sofreu com o intestino preso ao fazer alguma dieta nova? Pois saiba que o problema é mais comum do que parece e pode significar que a sua alimentação não está tão adequada para o seu organismo como você imagina.

De acordo com a nutricionista Patricia de Moraes Pontilho, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, a constipação geralmente acontece por conta de dois motivos principais.

O primeiro deles diz respeito à restrição de carboidratos — comum em alimentações low carb, por exemplo. Isso porque ao diminuir a quantidade de ingredientes fontes do macronutriente na dieta, você também pode reduzir drasticamente o consumo de fibras (presentes em pães e cereais integrais e até mesmo em frutas e verduras).

“Por ser muito restrito em alimentos fontes de carboidratos, esse tipo de cardápio pode afetar a saúde intestinal, causando a prisão de ventre”, explica. “Sabe aquela dieta na qual você só come ovo, peito de frango e um monte de suplementos? É a clássica dieta pobre em carboidratos, mas também pobre em fibras.”

Leia também: Qual a quantidade ideal de fibras que devemos ingerir por dia?

Intestino preso ao fazer dieta

Mas e quem apostou em uma reeducação alimentar, passando a ingerir mais fibras todos os dias, e também está sofrendo com o intestino preso? Nesse caso, a especialista afirma que provavelmente a pessoa não está bebendo água de modo suficiente.

“O excesso de fibras sem uma hidratação adequada faz com que as fezes fiquem ressecadas e causem o problema”, diz. Quer descobrir o volume de líquidos que você precisa que ingerir por dia? Então, utilize a nossa calculadora a seguir:

É por esse e outros motivos que não devemos abrir mão da orientação de um profissional na hora de adotar uma dieta nova. Somente um especialista saberá montar um cardápio adequado às suas necessidades individuais, com um equilíbrio de nutrientes para que seu corpo funcione melhor.

Leia também: Prisão de ventre e alimentação: 4 mitos desvendados

Fonte: Patricia de Moraes Pontilho, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!