Por que ficamos com o intestino preso ao fazer dieta?
Já sofreu com o intestino preso ao fazer alguma dieta nova? Pois saiba que o problema é mais comum do que parece e pode significar que a sua alimentação não está tão adequada para o seu organismo como você imagina.
De acordo com a nutricionista Patricia de Moraes Pontilho, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, a constipação geralmente acontece por conta de dois motivos principais.
O primeiro deles diz respeito à restrição de carboidratos — comum em alimentações low carb, por exemplo. Isso porque ao diminuir a quantidade de ingredientes fontes do macronutriente na dieta, você também pode reduzir drasticamente o consumo de fibras (presentes em pães e cereais integrais e até mesmo em frutas e verduras).
“Por ser muito restrito em alimentos fontes de carboidratos, esse tipo de cardápio pode afetar a saúde intestinal, causando a prisão de ventre”, explica. “Sabe aquela dieta na qual você só come ovo, peito de frango e um monte de suplementos? É a clássica dieta pobre em carboidratos, mas também pobre em fibras.”
Leia também: Qual a quantidade ideal de fibras que devemos ingerir por dia?
Intestino preso ao fazer dieta
Mas e quem apostou em uma reeducação alimentar, passando a ingerir mais fibras todos os dias, e também está sofrendo com o intestino preso? Nesse caso, a especialista afirma que provavelmente a pessoa não está bebendo água de modo suficiente.
“O excesso de fibras sem uma hidratação adequada faz com que as fezes fiquem ressecadas e causem o problema”, diz. Quer descobrir o volume de líquidos que você precisa que ingerir por dia? Então, utilize a nossa calculadora a seguir:
É por esse e outros motivos que não devemos abrir mão da orientação de um profissional na hora de adotar uma dieta nova. Somente um especialista saberá montar um cardápio adequado às suas necessidades individuais, com um equilíbrio de nutrientes para que seu corpo funcione melhor.
Leia também: Prisão de ventre e alimentação: 4 mitos desvendados
Fonte: Patricia de Moraes Pontilho, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera.