Inchaço ou gordura: como diferenciar?

Alimentação Bem-estar Saúde
23 de Julho, 2024
Ana Renata de Godoy Ferreira
Revisado por
Enfermeira • COREN SP - 87.661
Inchaço ou gordura: como diferenciar?

Se você já teve flutuações em seu peso, pode estar se perguntando se realmente ganhou gordura corporal. Nem sempre é esse o caso – e se o seu ganho de peso acontecer rapidamente e vier com inchaço e distensão abdominal, provavelmente é o peso da água. Mas afinal, como descobrir se é inchaço ou gordura?

Cerca de 60% do nosso corpo é composto de água. Então, algumas mudanças na quantidade de água são totalmente normais e não há motivo para preocupação. Mas, se houver uma retenção persistente de água que não desaparece com as mudanças no estilo de vida, talvez seja hora de procurar um médico.

Leia mais: Retenção de líquido: o que é, causas, como evitar o inchaço

É inchaço ou gordura?

O peso da água é o excesso de líquido que seu corpo armazena nos tecidos. Isso nem sempre é uma coisa ruim – uma certa quantidade de água é natural e importante para sua saúde. Por exemplo, seu corpo armazena energia na forma de glicogênio no fígado, e isso vem com uma pequena quantidade de excesso de água.

Por outro lado, a gordura corporal é uma forma de excesso de energia armazenada dentro do corpo. Existem dois tipos: a visceral e a subcutânea. A visceral envolve os órgãos internos, enquanto a subcutânea fica diretamente sob a pele.

Embora um pouco de gordura visceral seja importante para a saúde hormonal e para a proteção dos órgãos, o excesso pode afetar negativamente a saúde. Por exemplo, a gordura visceral no abdômen tem sido associada a marcadores negativos de saúde, como metabolismo prejudicado da glicose, resistência à insulina e taxas mais altas de alguns tipos de câncer.

Por que acontece o excesso de água no corpo?

Ter mais água no corpo – e consequentemente na balança – é totalmente natural e não há motivo para preocupação. Muitas vezes está relacionado à dieta, hormônios e hidratação. Desse modo, ter flutuações ao longo do tempo é normal, principalmente nas mulheres.

A maioria das causas para a retenção de líquidos não são motivo de preocupação. Por exemplo, ficar sentado por muito tempo, consumir muito sódio, tomar certos medicamentos e sofrer flutuações hormonais podem aumentar o peso de água no corpo

Mas algumas causas estão ligadas a problemas de saúde mais graves. Insuficiência cardíaca, doença renal e trombose venosa profunda podem levar à retenção persistente de água. Por isso, se você acha que está apresentando algum destes sintomas, deve-se procurar um médico.

Como diferenciar o inchaço de gordura?

A maneira mais fácil de diferenciar é analisar a rapidez que eles ocorrem. Por exemplo, o inchaço causado por água muda rapidamente, isto é, é temporário. Além disso, geralmente está localizado no abdômen, mãos e pés. Por outro lado, a gordura é armazenada por todo o corpo e não flutua tão facilmente.

Embora o corpo de cada pessoa armazene gordura de maneira diferente, os locais mais comuns geralmente são estômago, quadris, coxas e braços.

Por isso, ao se perguntar se o seus quilos a mais na balança são inchaço ou gordura, uma dica é analisar o momento em que está. Por exemplo, você está prestes a iniciar seu ciclo menstrual? Comeu uma refeição com muito sal na noite anterior? Então pode ser inchaço.

Mas se você tem estado menos ativo do que o normal, comendo de forma diferente e viu a balança aumentar com o tempo, você pode ter ganhado gordura corporal.

O excesso de água é prejudicial?

A menos que seja crônico, ter mais água no corpo, em geral, não é motivo de preocupação. As mulheres são mais propensas a reter água devido às flutuações hormonais durante os ciclos menstruais, gravidez e menopausa. Outras causas que são fáceis de corrigir antes de terem efeitos negativos incluem comer mais sal e desidratação.

No entanto, às vezes a retenção de água pode indicar um problema de saúde. Nestes casos, pode ser prejudicial e necessita de acompanhamento médico. Por exemplo, doença renal, doença hepática, insuficiência cardíaca, insuficiência venosa, doença pulmonar grave ou baixa proteína no sangue.

Como diminuir o inchaço causado por água?

Se você está se sentindo inchado e acha que tem excesso de água no organismo, veja algumas simples mudanças no estilo de vida que ajudarão a reduzir a retenção de água em poucos dias:

  • Beber mais água, evitando álcool e cafeína;
  • Diminuir a ingestão de sódio e alimentos processados;
  • Consumir alimentos ricos em potássio, como banana e abacate;
  • Se manter ativo;
  • Evitar ficar muito tempo sentado;
  • Beber chás à base de ervas, como o de dente de leão;
  • Por fim, uma das melhores maneiras de reduzir o inchaço é através de mudanças na dieta, diminuindo o consumo de alimentos salgados e açucarados.

Fonte: Healthline.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva

dieta OMAD
Alimentação Bem-estar

Dieta OMAD é segura? Conheça a versão extrema do jejum intermitente

A dieta OMAD leva a metodologia do jejum intermitente ao extremo