IMC feminino e o masculino: Existe diferença entre eles?

23 de setembro, 2019

Você sabe o que é e para que serve o IMC feminino? Criado no século 19 pelo matemático Lambert Quételet, o Índice de Massa Corporal, conhecido pela sigla IMC, é um cálculo simples que permite medir se alguém está ou não com o peso ideal. 

Essa é uma das medidas mais utilizadas para definir se uma pessoa está excessivamente magra, saudável ou muito gorda. Basta dividir o peso, em quilos, pelo valor da altura, em metros, ao quadrado. 

Por exemplo, se uma pessoa tem 1,70m de altura e pesa 56 kg, a conta fica assim:

O resultado dessa fórmula matemática poderá indicar, por exemplo, se você está com peso adequado, se apresenta magreza, sobrepeso ou obesidade. Segundo o Ministério da Saúde, o resultado deve ser interpretado de acordo com a tabela abaixo:

Menor que 16 – Magreza grave

16 a menor que 17 – Magreza moderada

17 a menor que 18,5 – Magreza leve

18,5 a menor que 25 – Saudável

25 a menor que 30 – Sobrepeso

30 a menor que 35Obesidade Grau I

35 a menor que 40Obesidade Grau II (considerada severa)

Maior que 40Obesidade Grau III (considerada mórbida)

Descubra o seu IMC aqui:

Mas, existe diferença entre o IMC feminino e o masculino?

O IMC feminino não difere muito do masculino, pois, apesar das diferenças físicas entre homens e mulheres, principalmente na distribuição do peso no corpo, a média final se equilibra com a altura e não há diferença no cálculo entre os sexos.

Por fim, com o resultado do IMC em mãos, o que fazer? 

Cada pessoa tem um tipo de corpo diferente. Assim, é importante saber que o IMC serve apenas como um instrumento métrico que procura, de uma forma geral e bem ampla, interpretar a forma corpórea das pessoas. Contudo, com a análise deste e de outros parâmetros em conjunto, como outras métricas corpóreas (a circunferência abdominal, por exemplo) a avaliação médica e os exames laboratoriais, facilita-se a tomada de uma decisão importante – e difícil – no sentido de perder ou de ganhar peso.

Leia também: Dieta líquida: Como funciona e cardápio

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.