Dieta líquida emagrece? Benefícios, como fazer e cardápio

23 de setembro, 2019

Não ingerir nada sólido durante as refeições: é assim que funciona a dieta líquida, tudo é substituído por chás, sopas, shakes, sucos, água e vitaminas. Assim, o regime alimentar ajuda a fazer um detox no organismo, melhora o funcionamento do intestino e também auxilia na perda de peso. Pois, as calorias são reduzidas.

O cardápio restrito pode causar perda de massa muscular e hipoglicemia. Então, para que o organismo não fique lento ou para que não ocorra uma carência nutricional. Ou seja, o indicado é que a dieta aconteça por no máximo cinco dias. 


Dieta líquida emagrece? Com funciona

São seis refeições ao dia, além da ingestão de no mínimo 2,5 litros de água ou chá. Além disso, variar os sabores é uma dica valiosa para ajudar a aguentar a restrição: camomila, cavalinha, hibisco ou chá verde. Contudo, não há um plano específico. Pois, existe a versão focada apenas em sopas, outras apenas sucos batidos e aquelas que misturam diversos alimentos. Mas, apenas um profissional pode definir o melhor tipo para cada pessoa, além de quantos dias. 

Benefícios

A dieta líquida pode ser uma solução para quem deseja emagrecer rápido, é possível eliminar até 2 kg em apenas dois dias. Mas, apesar do cardápio rígido, o regime também elimina as toxinas do corpo e mantém a disposição. Além disso, é de fácil adesão e estimula o consumo de frutas, verduras e legumes. 

Leia também: Pirulito para emagrecer: Conheça o método adotado por Anitta

Desvantagens da dieta líquida

  • Menos fibras
  • Menos saciedade
  • Possível ganho de peso ao fim do processo
  • Perda de massa muscular
  • Risco de gastrite
  • Flatulência
  • Náusea
  • Tontura
  • Pressão baixa

Assim, a dieta líquida não é indicada para crianças, grávidas, lactantes, idosos, pessoas com problemas renais. 

Também não deve ser usada como forma exclusiva para emagrecer, já que não traz resultados permanentes a longo prazo. 

Sugestão de cardápio para a dieta líquida

sopa legumes dieta líquida

Café da manhã

1 copo de iogurte (ou leite) desnatado batido com 2 porções de frutas (1 porção do grupo vermelho ou laranja e 1 porção do grupo roxo) e 2 col. (sopa) de aveia ou granola

Lanche

1 copo de suco ou mingau com 2 porções de frutas (1 porção do grupo verde e 1 do grupo branco)

Almoço e jantar

2 conchas de sopa batida

Lanche

1 copo de iogurte (ou leite) desnatado ou 2 col. (sopa) de leite em pó ou albumina (suplemento nutricional de proteína) batido com 1 porção de frutas (qualquer grupo) 1 frasco de leite fermentado (tipo Yakult)

Ceia

1 copo de iogurte desnatado ou de iogurte light de frutas

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.